Deus é Luz e somos chamados a viver na verdade

 


            Deus é Luz e somos chamados a viver na verdade

"Ora, a mensagem que da parte dele ouvimos e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." -  João 1:5 - ARA

Neste versículo, o apóstolo João declara de forma contundente uma verdade essencial do evangelho: “Deus é luz, e não há Nele treva nenhuma.” Essa afirmação é o coração da mensagem que ele e os demais apóstolos ouviram diretamente de Jesus Cristo. Aqui, "luz" simboliza pureza, santidade, justiça e verdade absolutas.

Congresso da Igreja Presbiteriana Renovada reúne fiéis em Gurupi para dias de fé, cura e transformação

 


Congresso da Igreja Presbiteriana Renovada reúne fiéis em    Gurupi para dias de fé, cura e transformação

 

Teve início na noite desta terça-feira (25), o Congresso da 1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Gurupi, promovido pela congregação da Avenida Guanabara, situada entre as ruas 7 e 8, nº 1344. O evento, que se estende até sexta-feira (27), está mobilizando membros da igreja, visitantes de outras denominações e a comunidade local em um ambiente de espiritualidade, ensino bíblico, adoração e experiências profundas com Deus.

São as raízes fundas que nos fazem suportar o inverno

 


São as raízes fundas que nos fazem suportar o inverno

Há tempos em que a alma sente o rigor do inverno. Dias frios da existência, onde o céu parece cinzento, as flores não brotam e os frutos não aparecem. Nessas estações da vida - de perdas, provações, silêncios e esperas - o que nos sustenta não é o que está visível na superfície, mas aquilo que está oculto, profundo, silencioso: nossas raízes.


Assim como uma árvore que permanece de pé mesmo quando o vento uiva e a geada cobre a terra, a nossa força reside naquilo que nos conecta à fonte da vida, fé, convicções, identidade, experiências com Deus e com a verdade.


Raízes fundas não se formam da noite para o dia. Elas são construídas em tempos de bonança, quando aprendemos a buscar mais do que aparência e reconhecimento. Quem se aprofunda em oração, na Palavra, na intimidade com Deus, está se preparando para o inverno que virá, porque ele sempre vem.


Nos tempos em que não há flores para enfeitar, nem frutos para celebrar, somos lembrados de que a beleza da vida não está apenas no que produzimos, mas no que resistimos com graça e firmeza. A árvore não se vangloria de estar bonita no verão se não for capaz de manter-se viva no frio.


Portanto, não tenha medo dos invernos da vida. Eles não vêm para destruir, mas para revelar o quanto são profundas as suas raízes. E se hoje você se sente fraco ou desanimado, volte à fonte. Busque nutrir sua raiz com a água viva da presença de Deus. As estações passam. O inverno termina. E aqueles que têm raízes firmadas no Senhor florescerão novamente. Mais fortes, mais sábios e mais frutíferos.


"Bendito o homem que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor. Ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro..." (Jeremias 17:7-8)


Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO

Plenitude de alegria em comunhão com Cristo

 


 Plenitude de alegria em comunhão com Cristo

 "Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa." – 1 João 1:4 - ARA

O apóstolo João encerra essa introdução poderosa da sua carta apontando para um fruto inevitável de quem vive em comunhão com Deus e com os irmãos: a alegria completa.

Chamados à comunhão, com Deus e com os irmãos

 


         Chamados à comunhão, com Deus e com os irmãos

"O que temos visto e ouvido, isso vos anunciamos, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo." – 1 João 1:3 - ARA

Neste versículo, o apóstolo João nos apresenta um dos pilares da fé cristã: a comunhão. Ele não escreve apenas para transmitir conhecimento ou informar fatos sobre Jesus, mas para convidar seus leitores a participarem de algo muito maior, uma vida de relacionamento profundo e real com Deus e com a comunidade de fé. “Deus é fiel, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.” (1 Coríntios 1:9).

Quando sair de casa, agasalhe-se bem. Tem gente fria lá fora

 


"Quando sair de casa, agasalhe-se bem. Tem gente fria lá fora."

Essa frase simples carrega um significado profundo e, ao mesmo tempo, um alerta para a alma. Ela não fala apenas sobre se proteger do frio físico, mas sobretudo do frio emocional, espiritual e humano que, muitas vezes, encontramos pelo caminho.

Vivemos em uma sociedade onde a correria, a competição, os traumas e as dores têm transformado muitos corações em verdadeiras geleiras. Há pessoas que se tornaram frias, indiferentes, distantes, incapazes de demonstrar afeto, empatia ou compaixão.

O mundo, às vezes, se mostra um lugar de olhares vazios, de palavras ásperas, de julgamentos apressados, de mãos fechadas e corações trancados. E é nesse ambiente que somos chamados a caminhar, a viver, a trabalhar, a conviver.

Por isso, "agasalhar-se bem" não é um mero conselho, é uma necessidade para a alma sensível, para o coração que ainda pulsa amor, esperança e bondade. Agasalhar-se significa vestir-se de proteção interior, criando barreiras contra a maldade, contra a frieza, contra a indiferença, mas sem perder a doçura, sem perder a essência, sem perder o brilho nos olhos.

O que é esse agasalho? É a fé, que aquece o espírito quando tudo parece escuro. É a esperança, que nos impede de sermos contaminados pelo desânimo e pela desesperança. É o amor, que mantém aceso o fogo da humanidade, mesmo quando os ventos gelados da indiferença sopram forte.

É o perdão, que impede que as ofensas congelem nosso coração. É a sabedoria, que nos faz entender que nem toda frieza é maldade; às vezes, é dor, é trauma, é alguém que já sofreu demais. É a gentileza, que, mesmo que não mude o outro, muda a nós mesmos e torna nosso caminho mais leve.

Há gente fria lá fora. Gente que não aprendeu, ou desaprendeu, a amar, a cuidar, a respeitar. Há quem viva de ferir, de julgar, de competir, de humilhar, de sugar energia alheia. Há quem ande tão congelado emocionalmente que não percebe o quanto suas palavras e atitudes podem cortar como gelo.

Mas também há quem, mesmo vivendo nesse inverno humano, decidiu ser calor, decidiu ser abrigo, decidiu ser fonte de luz e amor. São essas pessoas que, vestidas com os agasalhos da alma, fazem a diferença no mundo.

Como temos saído de casa? Com a alma desprotegida, vulnerável à frieza dos outros? Ou temos nos revestido das virtudes que nos aquecem e nos fortalecem?

E mais. Somos parte do problema ou da solução? Estamos sendo calor para quem cruza nosso caminho, ou, sem perceber, também temos espalhado frieza, indiferença, impaciência e julgamentos?

Por mais que o mundo esteja frio, não permita que o frio do outro congele a sua essência. Vista-se de amor. Cubra-se de empatia. Envolva-se com fé. Proteja sua mente com pensamentos de paz. Aqueça seu coração com esperança. E, se possível, seja você aquele que oferece um cobertor emocional para quem anda desprotegido.

Porque, no final das contas, quem carrega o calor do amor dentro de si, transforma o inverno do mundo em primavera na vida de quem encontra.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

O Verbo da Vida se tornou visível

 


            O Verbo da Vida se tornou visível

"E a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada." – 1 João 1:2 - ARA

Aqui João reforça o que começou no versículo anterior, de que a vida se manifestou. Não se trata de uma vida qualquer, mas da Vida Eterna, que existia com o Pai e foi revelada a nós por meio de Jesus Cristo.

Introdução ao Livro de 1 João

 


                Introdução ao Livro de 1 João

Depois de quase oito meses em uma profunda jornada de estudo e reflexão sobre o livro de Eclesiastes, onde buscamos entender o sentido da vida debaixo do sol, agora embarcamos em uma nova caminhada espiritual, desta vez pelas páginas da primeira epístola de João.

Congresso Nacional é um universo paralelo

 


Congresso Nacional é um universo paralelo

Em um país chamado Brasil, existe um lugar peculiar que muitos consideram uma nação à parte: o Congresso Nacional. Ali, dentro dos imponentes edifícios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, parece que se desenrola uma realidade diferente daquela vivida pela maioria dos brasileiros. Um universo paralelo, onde a desconexão com o cotidiano do povo é tão profunda que chega a ser difícil acreditar que esses representantes foram eleitos justamente por aqueles que vivem no mundo real.

Juízo final é certeza

 


                       Juízo final é certeza

"Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." – Eclesiastes 12:14 - ARA

Salomão encerra o livro de Eclesiastes com uma declaração forte, solene e inquestionável. Não há maneira mais séria e impactante de finalizar um tratado sobre o sentido da vida do que afirmando a certeza do juízo divino.