O riso que não satisfaz


 O riso que não satisfaz

"Concluí que o riso é loucura, e a alegria de nada vale." - Eclesiastes 2:2 - NVI

Neste versículo, Salomão reflete sobre o riso e a alegria superficiais, percebendo que, sem um propósito maior, até mesmo o riso se torna vazio. Ele não está condenando o ato de rir ou de se alegrar, mas alertando que essas coisas, quando buscadas como um fim em si mesmas, não conseguem preencher o vazio do coração humano.

Portador de boas notícias

 


Portador de boas notícias

"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!"
(Isaías 52:7)

As notícias têm o poder de transformar o clima de uma conversa, uma família e até uma nação. Hoje, mais do que nunca, vivemos cercados de informações que geram medo, angústia e incerteza. Em meio a tanto caos, há algo que pode se destacar como luz na escuridão: as boas notícias.

Ser portador de boas notícias é muito mais do que relatar algo positivo. É ser alguém que leva esperança, cura e alegria ao coração daqueles que estão sobrecarregados. É como a figura descrita por Isaías, de pés que percorrem os montes, trazendo palavras de paz e salvação.

Pense na última vez que alguém compartilhou com você uma boa notícia. Talvez tenha sido uma cura inesperada, a reconciliação entre amigos, o nascimento de uma criança ou até uma palavra de ânimo em um momento difícil. Essas pequenas faíscas de esperança têm o poder de reacender a chama da fé e nos lembrar de que Deus continua reinando, mesmo quando o mundo parece fora de controle.

Como cristãos, carregamos a maior de todas as boas notícias: o Evangelho de Cristo. Ele nos dá a tarefa de sermos embaixadores dessa mensagem, anunciando ao mundo que há salvação, que há perdão e que Deus nos ama de forma incondicional.

Hoje, que tal escolher ser um portador de boas notícias? Ligue para um amigo, visite alguém que esteja enfrentando dificuldades, compartilhe uma palavra bíblica nas redes sociais ou simplesmente seja gentil com um desconhecido. Uma boa notícia, por menor que pareça, pode ser o alívio que alguém estava esperando.

Lembre-se: seus pés se tornam formosos quando, em vez de carregar más notícias, você escolhe levar as boas novas que refletem o amor e a paz do nosso Senhor.

Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO

A confissão da boca e a santidade do coração


 A confissão da boca e a santidade do coração

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" -1 João 1:9

Em meio às vozes do mundo que ecoam confusão, há um momento de silêncio sagrado, onde o coração se inclina e a boca se abre em confissão. É neste instante que a alma se despe de orgulho e reconhece: "Senhor, pequei contra Ti." Não há subterfúgios, nem justificativas. Apenas o desejo puro de ser ouvido e perdoado pelo Pai.

Confessar ao Senhor não é apenas um ato de palavras, mas de entrega. É mais que um rito. É o começo de uma transformação. É declarar que a santidade do Senhor é desejada acima de todas as coisas. Que os caminhos tortuosos precisam ser endireitados e que, ao clamar pelo perdão, nasce o compromisso de viver de forma digna do evangelho de Cristo.

A preparação para o encontro com Jesus é mais que uma espera. É uma jornada diária de renúncia, de prática do amor e da verdade. A santidade que buscamos não é para exibir, mas para refletir a presença constante de Deus em nós. É através de um viver puro em um mundo tão sujo que a luz brilha mais forte.

Jesus não nos chama para sermos apenas expectadores de Sua glória, mas participantes ativos do Seu reino. Para isso, precisamos aprender, praticar e impactar vidas com o evangelho. Não podemos ser apenas ouvintes da Palavra, mas também servos obedientes, agentes de transformação em um mundo desesperado por redenção.

A confissão é o primeiro passo. Mas a verdadeira diferença se faz no testemunho diário de quem, com a boca, confessa a Jesus como Senhor e, com a vida, manifesta a Sua graça e amor. Que sejamos moldados por Ele, até o dia em que, face a face, ouviremos as palavras mais desejadas: "Bem-estar, servo bom e fiel."

Hoje e sempre, que nossa vida seja um altar para a glória de Deus.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO


"O Vazio dos prazeres temporais"

 


Introdução ao Capítulo 2 de Eclesiastes

"O Vazio dos prazeres temporais"

Iniciamos hoje e seguimos nos próximos 25 dias, a reflexão em forma de devocional do Capítulo 2 de Eclesiastes, que traz uma profunda reflexão de Salomão, o sábio rei de Israel, sobre o significado da vida e a busca por propósito em meio às coisas terrenas.

No capítulo 2, Salomão reconhece que o trabalho e o prazer são dons de Deus e só fazem sentido quando vividos sob a perspectiva divina. A mensagem implícita é que o propósito da vida não pode ser encontrado em coisas terrenas, mas na comunhão com Deus e em viver para o Seu propósito. É um chamado à reflexão sobre onde buscamos sentido e satisfação, e um lembrete da transitoriedade das coisas materiais. Aproveite cada versículo transformado em um devocional diário, para edificar sua vida e a sua busca pela sabedoria divina. Deleite-se.

"Eu disse a mim mesmo: ‘Venha, experimente a alegria; descubra as coisas boas da vida.’ Mas isso também se revelou inútil." - Eclesiastes 2:1 - NVI

Salomão, em sua busca pelo sentido da vida, decidiu explorar os prazeres terrenos como uma fonte de realização. Ele se entregou à alegria e à busca de experiências agradáveis, acreditando que isso poderia preencher o vazio de sua alma. No entanto, ao final dessa jornada, sua conclusão foi clara. De que tudo isso era fútil, uma “vaidade” que não trazia paz ou propósito verdadeiro.

Quantas vezes fazemos o mesmo? Tentamos encontrar satisfação em prazeres momentâneos, como o entretenimento, as conquistas ou os bens materiais. No entanto, esses prazeres são limitados e não podem suprir as necessidades mais profundas do nosso espírito. Salomão nos lembra que, sem Deus, as alegrias deste mundo perdem o sentido.

A verdadeira alegria vem de uma vida alinhada com o propósito de Deus. Quando buscamos Nele o significado de nossa existência, descobrimos que os prazeres da vida, embora legítimos, têm valor apenas quando subordinados ao plano divino.

Oração: Senhor, ajuda-me a não buscar satisfação nas coisas passageiras deste mundo, mas a encontrar em Ti a verdadeira alegria e propósito. Que minha vida seja vivida com sentido, direcionada pelo Teu amor e sabedoria. Amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nossa quinta-feira seja de  alegria plena e verdadeira. Na alegria que vem do Senhor.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Voz que clama no silêncio

  


Voz que clama no silêncio

"Religião pura e imaculada para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo". - Tiago 1:27

Há um grito abafado que ecoa nos corações. Ele surge em noites insones, quando as preocupações parecem maiores que a esperança. Vivemos tempos de desordem aparente, onde tudo parece fora de lugar, mas o Senhor, em sua majestade, permanece no controle. Cristo continua sendo nossa única certeza, nossa única esperança.

Em meio às exigências da vida moderna, nos vemos, por vezes, envolvidos por um sistema que nos rouba a paz. Um ativismo sufocante nos afasta de ouvir a voz do Senhor. Em nome da produtividade, negligenciamos o essencial, que é a presença divina e o cuidado com aqueles que necessitam.

Enquanto o mundo valoriza o supérfluo, vemos uma sociedade cheia de órfãos emocionais e viúvas de afeto, vítimas de um mundo onde relacionamentos profundos são trocados por prazeres instantâneos. Homens, incapazes de romper os laços de imaturidade, tornam-se órfãos de pais vivos, buscando no vazio o significado que só Deus pode preencher.

Porém, a Palavra nos desafia a uma liderança que imita o Mestre. Jesus, em sua simplicidade, abraçava os marginalizados, servia com empatia e vivia para a glória do Pai. Como seguidores, somos chamados a viver essa essência. Não apenas a pregar, mas a praticar a verdadeira religião. Visitar os aflitos, acolher os desamparados e sermos luz em meio às trevas.

Que o Senhor nos perdoe por nossas distrações e nos capacite a ouvir novamente sua voz. Que Ele nos livre do ócio egoísta e nos conduza ao serviço altruísta, para que sejamos instrumentos de compaixão, vivendo a essência de Tiago 1:27. Afinal, há muitos clamando no silêncio, e é nossa missão ser resposta divina em suas vidas.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

A sabedoria e o peso da tristeza

 


A sabedoria e o peso da tristeza

"Porque, na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor." - Eclesiastes 1:18

No fechamento do capítulo primeiro de Eclesiastes, Salomão compartilha uma verdade profunda e muitas vezes ignorada sobre a sabedoria e o conhecimento, de que quanto mais aprendemos, mais percebemos a complexidade e as tristezas da vida. 

A busca pela sabedoria não é apenas um caminho para a iluminação, mas também pode ser uma fonte de angústia e dor. Ao compreender as injustiças, os sofrimentos e a fragilidade da existência, o coração humano pode se sentir oprimido.

Essa reflexão nos lembra que, embora o conhecimento possa nos trazer clareza, ele também pode nos confrontar com a dura realidade do mundo.

Compreender a dor e o sofrimento que existem ao nosso redor pode ser esmagador. No entanto, essa sabedoria pode também nos levar a um lugar de compaixão e empatia, nos motivando a agir e fazer a diferença na vida dos outros. 

A sabedoria verdadeira, portanto, não é apenas sobre acumular informações, mas sobre aplicar esse conhecimento de maneira que traga cura e esperança. Estamos conscientes de que a busca por conhecimento pode trazer não apenas compreensão, mas também dor? 

Oração: Senhor, ajuda-me a compreender que o conhecimento pode ser uma faca de dois gumes. Que eu possa abraçar a sabedoria que me traz clareza, mas também me permita lidar com a dor que vem com a compreensão. Que eu use o que aprendi para ser uma luz na vida dos outros, trazendo esperança e consolo em meio às dificuldades. Em nome de Jesus, amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nossa quarta-feira, seja para usar o conhecimento que adquirimos para promover a compaixão e a ação, e não ficarmos presos na perda e no desespero. 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Nos trilhos da vida

 


Nos trilhos da vida

 Seguir o trilho do trem é um convite à contemplação. Duas linhas paralelas, firmes e determinadas, que caminham lado a lado, mas jamais se encontram. À primeira vista, pode parecer uma metáfora triste, uma distância eterna entre caminhos que compartilham o mesmo horizonte. Mas, ao olhar com mais cuidado, percebe-se a beleza dessa harmonia.

No Fio da Navalha


 No Fio da Navalha

A ilusão de uma vida cristã plena revestida de riquezas e facilidades tem se infiltrado nos corações de muitos. No entanto, a verdade do Evangelho nos chama a uma realidade muito diferente. Que o viver para Cristo é trilhar um caminho estreito, muitas vezes árduo, onde o sacrifício, a dor e a humilhação são partes inevitáveis da jornada.

Cristo, nosso maior exemplo, nos mostrou que a glória vem pelo sofrimento, que o amor incondicional requer renúncia, e que a verdadeira riqueza está em obedecer ao Pai, mesmo diante da cruz. Seguir a Cristo é andar no fio da navalha, uma vida de constante confronto entre a carne e o Espírito, entre as tentações do mundo e a promessa de uma eternidade gloriosa.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33).

Essas palavras de Jesus nos recordam que, embora as aflições sejam uma realidade inevitável, temos a segurança de que Ele já triunfou. Seu amor nos fortalece para suportar as lutas e nos dá paz em meio às tempestades.

A caminhada cristã não é para os fracos de coração. É preciso fé inabalável para suportar as lutas, coragem para enfrentar o desprezo do mundo, e amor profundo para abraçar as provações como instrumentos da graça divina. A cada lágrima derramada, a cada humilhação sofrida, somos moldados para refletir mais da imagem de Cristo.

E, ainda assim, todas essas dores tornam-se pequenas diante da grandiosidade do amor de Cristo por nós. Um amor que nos sustenta, que nos fortalece e que nos garante que o sacrifício aqui não se compara à glória que nos será revelada.

Que nunca percamos de vista a essência do chamado cristão. Carregar a cruz, permanecer firmes e viver com o propósito de glorificar o nosso Senhor. Que sejamos fortalecidos na certeza de que, apesar das aflições do presente, temos em Cristo uma esperança viva e uma recompensa eterna.

Se a caminhada é dura, que nunca nos esqueçamos que o Salvador caminha conosco. Ele é a luz que nos guia, a força que nos sustenta e o amor que nos envolve. Sigamos, portanto, vivendo na plenitude do sacrifício, confiando que a graça de Deus é mais do que suficiente para nos manter de pé no fio da navalha.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

A carga do conhecimento


 A carga do conhecimento

 "E apliquei meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer a loucura e a estultícia; e percebi que também isso era correr atrás do vento." - Eclesiastes 1:17

Neste versículo, Salomão continua sua reflexão sobre a busca pela sabedoria, mencionando sua dedicação em compreender não apenas a sabedoria, mas também a loucura e a estultícia (insensatez, tolice, falta de discernimento e de bom senso). Ele se lança em uma busca incansável para entender as complexidades da vida e da natureza humana. No entanto, ao final dessa busca, ele chega a uma conclusão frustrante: tanto a sabedoria quanto a tolice podem parecer fúteis, como "correr atrás do vento".

Essa metáfora nos ensina que, por mais que nos esforcemos para entender a vida e as suas nuances, há limites para nossa compreensão. Muitas vezes, o que buscamos pode nos deixar mais confusos do que esclarecidos. Salomão nos alerta sobre a armadilha de acreditar que o conhecimento pode resolver todas as questões da vida.

Ele nos convida a refletir sobre a necessidade de descansar em Deus e confiar em Sua sabedoria, que ultrapassa nossa compreensão e que não temos o poder de buscar todo o entendimento ao nosso redor, o que poderia soar como uma forma de controle e falta de reconhecimento de que algumas coisas estão além da nossa limitada capacidade.

Oração: Senhor, ajuda-me a entender que, por mais que eu busque conhecimento e sabedoria, há limites na minha compreensão. Que eu não me perca na busca incessante por respostas, mas que encontre paz em saber que o Senhor é o Deus que sabe todas as coisas. Ensina-me a confiar em Ti e a descansar na divina sabedoria, mesmo quando não compreendo tudo. Em nome de Jesus, amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - que nessa terça-feira, possmos aceitar que nem tudo pode ser entendido, mas que Deus é soberano sobre todas as coisas.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Um TANTO FAZ para quem tanto fez


 Um TANTO FAZ para quem tanto fez

Hoje, o silêncio do quarto de um asilo qualquer ecoa como um grito sufocado. Ali, entre paredes que já ouviram tantas histórias, repousam homens e mulheres que, um dia, foram tudo para alguém. Agora, são apenas um tanto faz. Para quem eles tanto fizeram, com noites sem dormir, com sonhos adiados, com vidas dedicadas, o tempo, cruel, transformou a retribuição em esquecimento.

Quantos desses idosos, de olhos cansados e gestos lentos, já foram pilares de uma família? Foram os heróis invisíveis de histórias que hoje ninguém quer ouvir. Os filhos, crescidos e absortos em suas próprias vidas, esqueceram-se de olhar para trás. E quem não olha para trás, perde de vista a raiz que o sustenta.

Ah, asilos... Lugares onde a sociedade tenta esconder sua culpa. Chamam de lar o que, para muitos, é apenas um abandono decorado. A rotina ali é monótona, quebrada apenas pelas visitas esporádicas – quando existem – que mais ferem do que confortam. Porque o amor, para ser amor, não pode ser sazonal; precisa ser constante, como foi o cuidado daqueles que agora se sentem descartáveis.

Na velhice, o tempo se torna um espelho cruel. Para quem tanto fez, a ingratidão é um golpe que a alma sente, mas que o corpo, já fragilizado, não consegue defender. Onde estão os abraços, os sorrisos, as palavras doces que deveriam aquecer os dias frios de quem já deu tanto de si?

É preciso, enquanto sociedade, resgatar a humanidade perdida. Valorizar nossos idosos não é um ato de caridade; é um dever moral, um reconhecimento pelo tanto que fizeram. Eles não precisam de luxo; precisam de presença. Precisam ser ouvidos, amados, acolhidos.

Que as palavras “tanto faz” sejam riscadas do dicionário do afeto. E que os olhos que hoje desviam do idoso na cadeira de rodas ou na cama do asilo possam enxergar além: ali está uma vida inteira, repleta de histórias, lutas e conquistas.

E você, que lê estas palavras, lembre-se: um dia, o tempo também baterá à sua porta. Que ele traga consigo a colheita do amor que você semeou. Porque ninguém merece ser apenas um tanto faz para aqueles a quem tanto fez.

P. Gilberto Silva - Gurupi-TO