A
disciplina
que vem
de dentro
“Não
tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante.” - Provérbios
6:7 - ARA
Ao
continuar o exemplo da formiga, Salomão destaca uma característica
impressionante desse pequeno inseto. Que
ela
trabalha diligentemente sem precisar de alguém o tempo todo
mandando, cobrando ou fiscalizando suas ações.
A formiga
não depende de um supervisor para cumprir sua tarefa. Ela age por
instinto dado pelo Criador, realizando seu trabalho com
responsabilidade e constância. Salomão utiliza essa imagem para
ensinar que a verdadeira sabedoria produz autodisciplina.
Muitas
pessoas trabalham apenas quando estão sendo observadas. Esforçam-se
quando há cobrança, mas relaxam quando ninguém está olhando. O
servo de Deus, porém, deve agir corretamente não apenas diante dos
homens, mas principalmente diante de Deus.
O apóstolo
Paulo escreveu em
Efésios 6:7:
“Servindo
de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens.” Nossa
motivação não deve ser apenas agradar pessoas, mas honrar ao
Senhor em tudo o que fazemos.
A maturidade espiritual se
manifesta quando fazemos o que é certo mesmo sem aplausos,
recompensas ou fiscalização. Jesus ensinou: “E
teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”,
em
Mateus
6:4. Deus vê aquilo que ninguém mais vê.
A formiga nos
ensina também sobre iniciativa. Ela não espera alguém resolver
seus problemas. Ela trabalha, se organiza e cumpre sua missão.
Muitas vezes deixamos de avançar porque estamos esperando que alguém
nos motive, nos empurre ou nos lembre constantemente das nossas
responsabilidades.
A Palavra nos exorta: “Desenvolvei
a vossa salvação com temor e tremor” Filipenses
2:12. Isso significa assumir nossa responsabilidade espiritual,
buscando diariamente a presença de Deus, lendo a Palavra e
cultivando uma vida de oração.
Provérbios 6:7 nos
ensina que a verdadeira disciplina não depende da vigilância
externa, mas nasce de um coração comprometido com Deus e com seus
deveres.
Quando fazemos o que é correto apenas porque
alguém está olhando, demonstramos dependência da supervisão.
Quando fazemos o que é correto porque amamos a Deus, demonstramos
maturidade.
Oração: “Senhor
Deus, agradeço-Te pelas lições que encontro em Tua Palavra e até
mesmo em Tua criação. Ensina-me a desenvolver uma vida de
disciplina, responsabilidade e compromisso. Que eu não faça o que é
certo apenas quando estiver sendo observado, mas porque desejo honrar
o Teu nome em todos os momentos. Livra-me da negligência, da
acomodação e da dependência constante da aprovação humana. Dá-me
iniciativa para cumprir meus deveres e perseverança para continuar
fazendo o bem mesmo quando ninguém percebe. Que minha vida seja
marcada pela integridade, pela fidelidade e pelo desejo sincero de
agradar a Ti. Em nome de Jesus, amém.”
Na
Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Como
agimos quando ninguém está observando? Nosso compromisso com Deus
depende de incentivos de outras pessoas? Precisamos de cobrança
constante para cumprir nossas responsabilidades? Que nessa
quarta-feira tenhamos a certeza de que a integridade é revelada
justamente quando estamos sozinhos. A
verdadeira maturidade espiritual é fazer o que é certo mesmo quando
ninguém está olhando, porque Deus sempre está vendo.
Pr.
Gilberto Silva – IPRG - Gurupi-TO