A disciplina que vem de dentro

 


A disciplina que vem de dentro

“Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante.” - Provérbios 6:7 - ARA

Ao continuar o exemplo da formiga, Salomão destaca uma característica impressionante desse pequeno inseto.
Que ela trabalha diligentemente sem precisar de alguém o tempo todo mandando, cobrando ou fiscalizando suas ações.

A formiga não depende de um supervisor para cumprir sua tarefa. Ela age por instinto dado pelo Criador, realizando seu trabalho com responsabilidade e constância. Salomão utiliza essa imagem para ensinar que a verdadeira sabedoria produz autodisciplina.

Muitas pessoas trabalham apenas quando estão sendo observadas. Esforçam-se quando há cobrança, mas relaxam quando ninguém está olhando. O servo de Deus, porém, deve agir corretamente não apenas diante dos homens, mas principalmente diante de Deus.

O apóstolo Paulo escreveu em Efésios 6:7: “Servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens.” Nossa motivação não deve ser apenas agradar pessoas, mas honrar ao Senhor em tudo o que fazemos.

A maturidade espiritual se manifesta quando fazemos o que é certo mesmo sem aplausos, recompensas ou fiscalização. Jesus ensinou: “E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”, em Mateus 6:4. Deus vê aquilo que ninguém mais vê.

A formiga nos ensina também sobre iniciativa. Ela não espera alguém resolver seus problemas. Ela trabalha, se organiza e cumpre sua missão. Muitas vezes deixamos de avançar porque estamos esperando que alguém nos motive, nos empurre ou nos lembre constantemente das nossas responsabilidades.

A Palavra nos exorta: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” Filipenses 2:12. Isso significa assumir nossa responsabilidade espiritual, buscando diariamente a presença de Deus, lendo a Palavra e cultivando uma vida de oração.

Provérbios 6:7 nos ensina que a verdadeira disciplina não depende da vigilância externa, mas nasce de um coração comprometido com Deus e com seus deveres.

Quando fazemos o que é correto apenas porque alguém está olhando, demonstramos dependência da supervisão. Quando fazemos o que é correto porque amamos a Deus, demonstramos maturidade.

Oração: “Senhor Deus, agradeço-Te pelas lições que encontro em Tua Palavra e até mesmo em Tua criação. Ensina-me a desenvolver uma vida de disciplina, responsabilidade e compromisso. Que eu não faça o que é certo apenas quando estiver sendo observado, mas porque desejo honrar o Teu nome em todos os momentos. Livra-me da negligência, da acomodação e da dependência constante da aprovação humana. Dá-me iniciativa para cumprir meus deveres e perseverança para continuar fazendo o bem mesmo quando ninguém percebe. Que minha vida seja marcada pela integridade, pela fidelidade e pelo desejo sincero de agradar a Ti. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Como agimos quando ninguém está observando? Nosso compromisso com Deus depende de incentivos de outras pessoas? Precisamos de cobrança constante para cumprir nossas responsabilidades? Que nessa quarta-feira tenhamos a certeza de que a integridade é revelada justamente quando estamos sozinhos. A verdadeira maturidade espiritual é fazer o que é certo mesmo quando ninguém está olhando, porque Deus sempre está vendo.

Pr. Gilberto Silva – IPRG - Gurupi-TO