Aprendendo
com a formiga
“Vai
ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê
sábio.” -Provérbios
6:6 - ARA
Após
alertar sobre os perigos da imprudência, Salomão muda de assunto e
passa a tratar de outro inimigo do sucesso espiritual e material, a
preguiça.
De maneira surpreendente, Deus usa uma das
menores criaturas da natureza para ensinar grandes lições ao ser
humano. Salomão diz: “Vai
ter com a formiga”.
É como se dissesse: "Observe,
aprenda e reflita."
Muitas vezes procuramos respostas complexas para a vida, mas Deus nos
ensina através das coisas simples da criação.
A formiga
não possui grande força física, nem ocupa posição de destaque,
mas é trabalhadora, organizada e perseverante. Ela não espera as
dificuldades chegarem para agir, prepara-se antecipadamente. Sua vida
é um exemplo de diligência e responsabilidade.
A Bíblia
ensina que o trabalho é uma bênção de Deus. Desde o princípio, o
Senhor colocou Adão no jardim para cultivá-lo e guardá-lo (Gênesis
2:15). O trabalho digno não é castigo, mas parte do propósito
divino para o ser humano.
O apóstolo Paulo também
ensinou em
2 Tessalonicences 3:10:
“Se
alguém não quer trabalhar, também não coma.”
Não se trata de condenar quem enfrenta limitações ou dificuldades,
mas de combater a atitude de negligência e acomodação.
A
formiga nos ensina ainda sobre perseverança. Ela encontra
obstáculos, perde parte do alimento que carrega e enfrenta
dificuldades, mas continua trabalhando. Quantas vezes desistimos
diante dos primeiros desafios? A Palavra nos exorta: “E
não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se
não desfalecermos”,
em Gálatas
6:9.
Além disso, a diligência deve estar presente também
na vida espiritual. Não basta sermos trabalhadores em nossas
atividades diárias e negligentes em nossa comunhão com Deus. Jesus
declarou em
Mateus 6:33:
“Buscai,
pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça.”
Provérbios
6:6 nos ensina que a sabedoria observa bons exemplos e os transforma
em prática diária. A formiga nos mostra que o sucesso não é fruto
da sorte, mas da perseverança, da disciplina e da
responsabilidade.
Oração: “Senhor
Deus, te
agradeço
pelas
lições que encontro em Tua criação. Assim como a formiga trabalha
com diligência e perseverança, ajuda-me a viver com
responsabilidade, disciplina e dedicação. Livra-me da preguiça, da
procrastinação e da acomodação. Ensina-me a valorizar o trabalho,
a administrar bem o meu tempo e a cumprir com fidelidade as tarefas
que colocaste em minhas mãos. Que eu seja perseverante diante das
dificuldades, constante em meus compromissos e zeloso em minha
caminhada contigo. Ajuda-me a crescer em sabedoria, aprendendo não
apenas com a Tua Palavra, mas também com os exemplos que o Senhor
coloca diante de mim todos os dias. Em nome de Jesus, amém.”
Na
Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor.
Que nossa terça-feira perguntemos a nós mesmos, se temos sido
diligentes em nosso trabalho? Temos administrado bem o tempo que Deus
nos deu? Temos nos preparado para o futuro ou apenas reagido às
circunstâncias? Temos demonstrado a mesma dedicação em nossa vida
espiritual? A sabedoria começa quando transformamos conhecimento em
ação.
Pr.
Gilberto Silva – IPRG - Gurupi-TO