Quem permanece em Cristo, abandona o pecado

 


Quem permanece em Cristo, abandona o pecado

 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.” – 1 João 3:6 - ARA

Esse versículo nos confronta com uma verdade profunda e, ao mesmo tempo, libertadora. João está dizendo claramente. Quem permanece em Cristo não vive na prática do pecado. Não quer dizer que o cristão nunca mais comete erros, mas que sua vida não é mais dominada pelo pecado. Ele não vive afundado nele como estilo de vida.

A chave está no verbo "permanecer". Permanecer em Jesus é viver em comunhão com Ele, andar com Ele, buscar obedecer à Sua Palavra. E essa permanência gera transformação. Aos poucos, o Espírito Santo vai limpando nosso interior, mudando desejos, quebrando cadeias, e nos afastando das práticas que entristecem a Deus.

Por outro lado, João alerta a quem continua vivendo no pecado. Sem arrependimento, sem mudança, sem luta contra ele, ainda não viu nem conheceu Jesus de verdade. Isso é forte! Ele está dizendo que não se trata apenas de dizer “sou cristão”, mas de viver como alguém que foi transformado pela graça.

Examine sua vida hoje. Você está lutando contra o pecado, ou está acostumado com ele? Permanecer em Cristo exige relacionamento diário, entrega e obediência. A presença constante de Jesus em nós não nos torna perfeitos, mas nos impede de sermos escravos do pecado.

Se há pecado escondido, não justifique nem ignore. Arrependa-se. Volte-se para Jesus. Ele perdoa, limpa e restaura. O verdadeiro cristão peca, mas não se sente confortável no pecado. O Espírito o incomoda, chama de volta e o leva ao arrependimento.

Oração: “Senhor Jesus, eu quero permanecer em Ti todos os dias da minha vida. Reconheço que sozinho não consigo vencer o pecado, mas sei que, em Ti, posso ser livre. Me perdoa por vezes em que me acostumei com atitudes e pensamentos que Te entristecem. Purifica meu coração, renova minha mente e guia meus passos. Que minha vida seja marcada pela comunhão contigo, e não por hábitos que me afastam do Teu propósito. Ensina-me a amar a santidade, a desejar a Tua presença mais do que qualquer prazer passageiro. Eu Te quero, Senhor. Eu preciso de Ti. Em nome de Jesus, Amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa terça-feira seja de total entrega ao Senhor Jesus.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO