Cristo, o cordeiro que remove o pecado
“Sabeis também que ele
se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.” – 1 João
3:5 - ARA
João nos conduz agora ao
centro da redenção. Jesus se manifestou para tirar os pecados. Esta é a razão
da vinda de Cristo ao mundo. Não apenas para ensinar, curar ou fazer milagres,
mas para remover a barreira que nos separava de Deus: o pecado. A expressão
“tirar os pecados” vai além de perdão. Fala de remoção, libertação, anulação do
poder do pecado sobre nós. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo!” (João 1:29).
Jesus não apenas perdoa;
Ele quebra o domínio do pecado, nos dando poder para uma nova vida. E João faz
questão de declarar: “nele não existe pecado”. Isso é essencial, pois
somente alguém sem pecado poderia ser o substituto perfeito por pecadores. “Aquele
que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos
feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21).
Esse versículo também
corrige qualquer tentativa de justificar o pecado como algo “normal” ou
inevitável na vida do cristão. Se Cristo veio para tirar os pecados, não faz
sentido permanecer voluntariamente no pecado.
Você reconhece que o
principal propósito da vinda de Jesus foi tirar os seus pecados? Há pecados que
você tem mantido escondidos ou racionalizados, mesmo sabendo que Cristo veio
para libertar você? Em 1 João 1:9 somos alertados: “Se confessarmos os nossos
pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.”
Você tem vivido uma vida
limpa, sustentada pela santidade Daquele em quem não há pecado? “Ora, àquele
que é poderoso para vos guardar de tropeçar...”, nos afirma Judas 1:24.
Oração: “Senhor Jesus,
obrigado por Tua manifestação gloriosa. Tu vieste ao mundo para me libertar da
escravidão do pecado. Ajuda-me a não aceitar em minha vida aquilo que Tu vieste
remover. Que eu viva em constante arrependimento, confiando na Tua justiça e no
poder da Tua cruz. Ensina-me a odiar o pecado e amar a santidade que há em Ti.
Em nome de Jesus. Amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa segunda-feira seja para
reconhecer que o principal propósito da vinda de Jesus foi tirar os nossos
pecados, em obediência a Isaias 1:16: “Lavai-vos, purificai-vos... cessai de
fazer o mal.”
Pr. Gilberto Silva –
Gurupi-TO
