A nova natureza do nascido de Deus

 


          A nova natureza do nascido de Deus

"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." – 1 João 3:9 - ARA

Este versículo traz à tona uma verdade poderosa e profunda. A nova vida em Cristo não é apenas uma mudança de comportamento, mas uma transformação essencial de natureza. O apóstolo João afirma que quem é nascido de Deus não vive na prática do pecado. Isso não significa que o cristão se torna impecável, mas que o pecado deixa de ser seu estilo de vida habitual.

A “divina semente” mencionada aqui aponta para a própria vida de Deus implantada no coração daquele que crê. Essa semente, como uma nova genética espiritual, transforma desejos, propósitos e atitudes. Assim como uma árvore frutífera saudável produz frutos bons, aquele que tem a semente de Deus produzirá frutos de justiça, conforme Mateus 7:17.

É importante lembrar do que Paulo ensinou: "Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”, em 2 Coríntios 5:17.

O que muda, portanto, é o prazer no pecado. O nascido de Deus pode até cair, mas não permanece prostrado. Como afirma Provérbios 24:16: "Porque sete vezes cairá o justo e se levantará..."

Essa certeza nos leva a viver com zelo, santidade e paixão pelo Senhor. Somos chamados a refletir a glória do Pai que nos regenerou, sabendo que há uma marca divina em nós: a marca do novo nascimento.

Oração: ”Pai amado, obrigado porque, em Cristo, fui feito nova criatura. A tua semente está em mim, e isso transforma meu coração, minha mente e meu caminho. Livra-me de viver na prática do pecado, fortalece minha luta contra as tentações e aviva em mim o desejo de viver segundo o Teu Espírito. Que minha vida testemunhe que sou nascido de Ti. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa sexta-feira, conheçamos a nova natureza nos impulsiona a lutar contra o pecado, e não a nos acomodar nele.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO