Cristo se manifestou para destruir as obras do diabo
“Aquele que pratica o
pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para
isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” – 1 João
3:8 - ARA
Este é um dos versículos
mais fortes e diretos da carta de João. Ele nos lembra que o pecado não é
apenas uma fraqueza humana, mas uma realidade espiritual profunda, ligada à
rebelião original do diabo, que vive pecando desde o princípio. Quem pratica o
pecado de forma deliberada, constante e não arrependida, age sob a influência
do diabo, e não do Espírito Santo.
Essa é uma afirmação
dura, mas necessária. João está combatendo heresias e licenciosidade, mostrando
que a prática do pecado contínuo é incompatível com a filiação divina. Mas o
versículo não termina em acusação. Ele apresenta a gloriosa missão de Cristo: “Para
isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”
Jesus não veio apenas
perdoar pecados, mas quebrar as correntes do pecado, desfazer as armadilhas do
inimigo e libertar o ser humano da escravidão espiritual. “O Espírito do
Senhor está sobre mim... enviou-me para proclamar libertação aos cativos e
restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.”,
conforme Lucas 4:18.
Cristo triunfou sobre
Satanás na cruz. “E, despojando os principados e as potestades, publicamente
os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”, declara Colossenses 2:15. Seguir
Jesus é, portanto, romper com as obras do inimigo e viver em novidade de vida,
segundo 2 Coríntios 5:17: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as
coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Você reconhece que o
pecado não é apenas erro, mas uma obra do inimigo que Cristo veio destruir? Você
tem permitido que Jesus desfaça, dia após dia, tudo o que o diabo construiu no
seu passado? Sua vida tem sido marcada por libertação e transformação, como
fruto da obra de Cristo? Em João 8:32 temos a ordenança: “Conhecereis a
verdade, e a verdade vos libertará.”
Oração: “Senhor Jesus,
Tu vieste ao mundo para destruir as obras do diabo, e eu Te louvo por isso.
Liberta-me de todo pecado que insiste em me prender. Quebra as cadeias da velha
natureza e desfaz toda influência maligna sobre minha mente, minhas palavras e
atitudes. Que a Tua vitória na cruz seja real na minha vida todos os dias. Em
nome de Jesus, amém”
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira,
reconheçamos que o pecado não é apenas erro mas uma obra do inimigo que Cristo
veio destruir.
Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO
