A diferença entre filhos de Deus e filhos do diabo está no amor
“Nisto são manifestos
os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não
procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” - 1 João 3:10 - ARA
O apóstolo João, com a
clareza que lhe é característica, estabelece um divisor de águas espiritual
neste versículo. Ou somos filhos de Deus, ou somos filhos do diabo. E essa
filiação não é meramente declaratória, mas revelada pelo modo como vivemos e
amamos.
A prática da justiça e o
amor ao próximo não são opcionais na vida cristã; são marcas essenciais do novo
nascimento. João não deixa espaço para a neutralidade: “todo aquele que não
pratica justiça” e “não ama a seu irmão” está fora da esfera divina.
Isso ecoa os ensinos de Jesus: “Pelos seus frutos os conhecereis”, em Mateus
7:16 e “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor
uns aos outros” em João 13:35.
A ausência de amor
fraterno é evidência de que a pessoa ainda está em trevas, conforme 1 João
2:9). Já a prática da justiça é fruto da transformação operada por Deus
naqueles que nasceram de novo, nos ensina 1 João 2:29. A nossa identidade
espiritual se revela nas nossas atitudes. Não apenas no que professamos, mas no
que praticamos.
Você tem perdoado,
ajudado, suportado em amor? Tem se alegrado com a verdade e buscado viver em
santidade? Essas não são tarefas fáceis, mas são os frutos esperados daqueles
que realmente pertencem a Deus.
Oração: “Senhor Deus,
ajuda-me a viver de forma coerente com a Tua justiça. Que meu amor pelos meus
irmãos e minhas ações demonstrem a quem pertenço. Livra-me da frieza espiritual
e fortalece em mim o desejo de amar como Tu amas. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do
Senhor. Que examinemos nossos corações nesse sábado abençoado e seus
relacionamentos, avaliando se temos sido justos em nossas atitudes.
Pr. Gilberto Silva –
Gurupi-TO
