"Nenhum homem há que
tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o
dia da morte; nem há tréguas nesta peleja, nem tampouco a perversidade livrará
aquele que a ela se entrega." – Eclesiastes 8:8 - ARA
Este versículo ressalta as
fronteiras da nossa condição humana. O autor de Eclesiastes nos lembra de três
verdades fundamentais. A primeira é que não temos domínio sobre o vento. O
vento é símbolo de algo invisível e incontrolável, assim como muitos aspectos
da vida. Não importa quão poderosos ou preparados sejamos, há forças que
escapam completamente ao nosso controle.
A segunda é que não temos poder sobre o dia da morte. A morte é a grande certeza da vida, e seu momento é inalcançável por nossos cálculos. Nem a ciência, nem o dinheiro, nem o poder conseguem prolongar a vida indefinidamente. O salmista disse: "Os dias do homem estão determinados; contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e não passará além deles." (Jó 14:5).
E a terceira é a que não há
trégua na batalha da vida, e a maldade não livra o perverso. A vida é uma luta constante, e a maldade,
ainda que pareça vantajosa por um tempo, não garante salvação nem segurança. Ao
contrário, quem se entrega à perversidade colherá os frutos de seus próprios
atos.
Essa realidade deve nos levar à
humildade e à dependência de Deus. Somente Ele tem o controle do vento, do
tempo, da vida e da morte. Em vez de confiar na força humana ou nos esquemas do
mundo, devemos buscar refúgio na graça e soberania do Senhor.
Reconheça que o controle está nas
mãos de Deus, Isso traz paz, mesmo em meio à incerteza. Viva com sabedoria e
retidão. A maldade não livra, mas a justiça conduz à vida. Prepare-se para a
eternidade. Já que não sabemos o dia da morte, devemos estar prontos para
encontrar o Senhor a qualquer momento.
Oração: "Senhor,
reconheço que não tenho domínio sobre o vento, sobre a vida ou sobre a morte.
Tu és soberano sobre todas as coisas. Ensina-me a viver com humildade,
dependência e fé. Livra-me da ilusão do controle e da tentação da maldade. Que
eu viva de forma justa diante de Ti, preparado para o Teu chamado. Em nome de
Jesus, amém."
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira e em todos os das da nossa
vida, a certeza que tenhamos é que somente Deus tem o poder sobre todas as
coisas, inclusive da nossa partida. Lembre-se disso, sempre!
Pr. Gilberto Silva – Gurupi - TO
