O mistério do futuro e a dependência de Deus

 


O mistério do futuro e a dependência de Deus

"Porque não sabe o que há de suceder; e, quando há de suceder, quem lho dará a saber?" – Eclesiastes 8:7 - ARA

Este versículo confronta a limitação humana diante do futuro. O ser humano, por mais inteligente, poderoso ou experiente que seja, não sabe o que está por vir. A incerteza sobre o amanhã é uma das marcas da nossa existência. E o texto ainda questiona: "quando há de suceder, quem lho dará a saber?", indicando que nem mesmo o momento dos acontecimentos está ao nosso alcance.

A realidade é clara. Não controlamos o tempo nem os eventos da vida. Esse reconhecimento, longe de nos levar ao desespero, deve nos conduzir à dependência do Deus soberano, que conhece o fim desde o começo, conforme nos relata Isaías 46:10.

O livro de Tiago ecoa essa verdade quando diz: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã... em vez disso, deveis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo." (Tiago 4:14-15). Essa atitude humilde e submissa diante de Deus é expressão de fé autêntica.

Não saber o futuro nos lembra que somos criaturas, não criadores — e que só Deus é onisciente. Isso nos chama a confiar mais, orar mais e planejar menos com presunção e mais com fé, reconhecendo nossa limitação. Aceitar que não sabemos o futuro é o primeiro passo para confiar em Deus plenamente.

E que dependemos da direção divina, portanto, devemos buscar sempre a orientação do Senhor para cada decisão, sabendo que Ele vê além do que podemos enxergar. E não esquecer jamais de viver um dia de cada vez. Ao invés de viver ansioso pelo amanhã, viva com sabedoria e fé hoje.

Oração: "Senhor, Tu conheces o futuro que está oculto a mim. Ajuda-me a confiar mais em Ti e a viver com sabedoria e fé, mesmo sem saber o que o amanhã trará. Que eu descanse na certeza de que os Teus planos são sempre os melhores. Em nome de Jesus, amém."

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa quarta-feira seja de conhecer e viver a verdadeira paz. A paz de Cristo, que excede todo entendimento humano.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO