"Tudo isto vi quando
apliquei o coração a toda obra que se faz debaixo do sol: há tempo em que um
homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo." - Eclesiastes
8:9 - ARA
O autor de Eclesiastes, com seu
olhar realista e atento à vida, compartilha algo profundo e triste: a
autoridade pode ser mal utilizada para a destruição. Ele observa que, em certos
momentos, “um homem tem domínio sobre outro, para arruiná-lo”. Uma clara
denúncia dos abusos de poder.
Essa realidade nos leva a
refletir sobre como o pecado afeta todas as esferas da vida, inclusive as
estruturas de liderança. Quando quem tem poder se desvia da justiça e da
compaixão, o resultado é sofrimento para os que estão sob sua autoridade. Isso
é visível em governos opressores, chefes autoritários, líderes religiosos
manipuladores e até em relacionamentos familiares marcados pelo controle
abusivo.
Contudo, a Bíblia também nos
apresenta um contraste. Deus é o justo Juiz. Toda autoridade está, em última
instância, debaixo da soberania divina, e cada líder prestará contas de como
usou seu poder (Romanos 13:1-4; Hebreus 13:17).
Como cristãos, somos chamados a
servir e liderar com temor do Senhor, lembrando que a autoridade verdadeira se
expressa em amor, justiça e serviço. Jesus, o Rei dos reis, lavou os pés dos
discípulos (João 13) e nos ensinou que o maior deve ser o servo de todos
(Marcos 10:43-45).
Se você exerce alguma forma de
autoridade, seja no lar, no trabalho, na igreja ou na sociedade, use esse dom
para edificar, não para dominar. Denuncie e resista a abusos de poder, com
coragem e sabedoria, confiando que Deus vê e julgará com retidão.
Oração: "Senhor, ajuda-me
a reconhecer os perigos do poder mal exercido. Dá-me um coração humilde e
justo, para que, se estiver em posição de liderança, eu seja instrumento de
paz, justiça e edificação. Livra-me de me tornar causa de dor na vida dos
outros. E fortalece aqueles que sofrem debaixo de autoridades opressoras,
trazendo justiça, consolo e libertação. Em nome de Jesus, amém."
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom.
A Paz do Senhor. Que nossa sexta-feira, sigamos o exemplo
de Cristo, que liderou servindo e amando, mesmo sendo o Senhor de tudo.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

