A brevidade da vida e a eternidade de Deus


 A brevidade da vida e a eternidade de Deus

"Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra permanece para sempre." - Eclesiastes 1:4

Neste versículo, Salomão observa a passagem constante das gerações e a aparente permanência da terra. Ele reflete sobre a transitoriedade da vida humana e o ciclo incessante de pessoas que surgem e desaparecem ao longo dos tempos. Diante da vastidão da criação, nossa existência parece breve e passageira. Esse pensamento nos leva a refletir sobre o que realmente importa na vida e onde devemos depositar nossas esperanças.

A terra, com sua aparente solidez, nos lembra da estabilidade e da eternidade de Deus, que permanece fiel de geração em geração. Nossa vida é curta, mas Ele é eterno, e Sua presença é constante. Quando nos apegamos a Deus, nosso propósito transcende a fugacidade da vida e encontra significado duradouro.

Estou vivendo minha vida com um propósito eterno ou apenas me deixando levar pelas preocupações e tarefas diárias? Que possamos lembrar que, embora nossa existência seja breve, Deus nos oferece um propósito que vai além do tempo e nos chama a viver para algo maior.

Oração: Senhor, ajuda-me a compreender a brevidade da vida e a Tua eternidade. Que eu não desperdice meus dias com coisas passageiras, mas encontre sentido em Teus propósitos. Ensina-me a valorizar cada momento e a viver com o foco naquilo que é eterno. Que minha vida reflita Tua presença e Teu amor em tudo o que eu fizer. Em nome de Jesus, amém. 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nessa quarta-feira, possamos reavaliar nossas prioridades, sabendo que riquezas, realizações e prazeres terrenos são transitórios e sem significado eterno.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO


Foto: Teresinha Tavares

Trabalhar, viver... Para quê?

 


Trabalhar, viver... Para quê?

"Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?" - Eclesiastes 1:3

Com essa pergunta direta, Salomão nos leva a refletir sobre o verdadeiro valor de nossos esforços e realizações. Ele questiona o propósito de se empenhar tanto em busca de conquistas, reconhecendo que, muitas vezes, nosso trabalho e nossas preocupações nos consomem, mas não deixam um sentido duradouro. Mesmo quando alcançamos nossos objetivos, somos rapidamente tomados por novas ambições e inquietações.

Em nossa sociedade, somos incentivados a valorizar o sucesso, o trabalho árduo e o progresso pessoal, mas Eclesiastes nos convida a perguntar: Qual é o resultado disso para nossa alma? Será que nosso trabalho, nossos projetos e nossa vida fazem sentido se não houver um propósito eterno que sustente tudo o que fazemos?

O que tenho perseguido no meu dia a dia? Estou buscando algo que realmente preencha meu coração ou estou apenas acumulando conquistas passageiras? O propósito e a paz que tanto ansiamos não vêm do que fazemos, mas do relacionamento com Deus, que nos dá sentido para cada esforço.

Oração: Senhor, ajuda-me a enxergar o verdadeiro valor do meu trabalho e dos meus esforços. Que eu não me perca em buscas passageiras e vazias, mas encontre sentido em viver para Ti e em refletir Teu amor em tudo o que faço. Ensina-me a buscar, acima de tudo, aquilo que é eterno, para que minha vida tenha um propósito que ultrapasse as pressões e preocupações diárias. Em nome de Jesus, amém. 

Na Graça do Pai Bom dia. Shalom A Paz do Senhor - Que nossa terça-feira, seja  de completo relacionamento com Deus, e que depositemos todos os nossos esforços no que é eterno, e não no fugaz e passageiro. 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Evangelho: liberdade para ser transformado

 


Evangelho: liberdade para ser transformado

A religião, em sua lógica, opera como uma troca: fazemos algo para agradar a divindade, na esperança de que ela nos recompense com aquilo que desejamos. Essa ideia parece inofensiva, até mesmo natural, mas é limitada e, acima de tudo, enganosa. O evangelho de Cristo, por outro lado, não é um sistema de barganha, mas uma transformação radical. Ele declara: “Tudo o que você precisa já lhe foi dado.”

Jesus não veio para fundar uma religião. Ele veio para inaugurar um Reino - um novo mundo, redimido pela graça, onde somos feitos novas criaturas. O apóstolo Paulo expressou isso com clareza em 2 Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Mas ao longo das eras, algo se perdeu. O cristianismo, antes uma revolução espiritual, tornou-se, para muitos, um sistema de regras. A religião invadiu o evangelho e inverteu sua lógica: não mais “sou transformado por Deus, portanto vivo em santidade”, mas “cumpro regras para parecer santo”. Essa inversão levou muitos cristãos a uma vida de “pode” e “não pode”, em vez de “quero” e “não quero”.

É verdade, como Paulo escreveu em 1 Coríntios 10:23, que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.” O evangelho não se limita ao policiamento de comportamento. Ele é sobre maturidade, liberdade e transformação. O Espírito Santo nos ensina a querer aquilo que é bom, em vez de apenas evitar o que é mau.

O sincretismo religioso — a mistura de tradições e culturas com o evangelho - frequentemente reforça essa lógica distorcida. Ele faz com que muitas ações dos cristãos sejam motivadas pela obrigação, e não pela transformação interior. Contudo, Deus não nos deu uma religião; Ele nos deu um relacionamento. João 3:16 nos lembra: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Esse é o evangelho puro e simples: amor e graça, não troca e recompensa.

No centro do evangelho está a liberdade responsável. Em Cristo, somos livres para fazer escolhas, mas essa liberdade não é uma desculpa para viver de qualquer forma. É uma oportunidade para amadurecermos, para sermos moldados pela graça. Gálatas 5:13 declara: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Porém, não useis a liberdade para dar ocasião à carne, mas sede servos uns dos outros pelo amor.”

O evangelho nos convida a uma vida onde obedecer a Deus não é um fardo, mas uma resposta de gratidão. Essa é a transformação que só o Espírito Santo pode operar. É por isso que Jesus não veio fundar o cristianismo, mas transformar a humanidade e trazer um Reino.

Talvez seja hora de relembrarmos o fluxo correto do evangelho. Ele não diz: “Faça para receber”. Ele diz: “Receba e seja transformado.” E, uma vez transformados, vivamos de forma que nosso querer esteja alinhado com o querer de Deus. Não porque somos obrigados, mas porque somos livres.

Pr. Gilberto Silva

O verdadeiro sentido da vida


 O verdadeiro sentido da vida

"Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém: Vaidade de vaidades, tudo é vaidade." - Eclesiastes 1:1-2

Neste início de Eclesiastes, Salomão nos convida a uma reflexão profunda e honesta sobre o propósito da vida. Ele, um rei poderoso e dotado de sabedoria e riquezas, percebeu que todas as conquistas e prazeres terrenos eram como “vaidade” — passageiras, fugazes, como um vapor que se dissipa.

Sua constatação não vem da falta de realizações, mas justamente do contrário: ele teve acesso a tudo o que muitos sonham, e mesmo assim encontrou o vazio.

Para nós, atualmente, essas palavras são um alerta e uma oportunidade de reavaliação. Vivemos em uma época em que a busca pela realização pessoal, reconhecimento e sucesso é intensa. Porém, Salomão nos ensina que nada disso, por si só, preenche a alma. Quando buscamos sentido e identidade em coisas passageiras, acabamos desiludidos e exaustos.

Somente em Deus encontramos o propósito duradouro, aquele que dá significado a tudo o que fazemos e experimentamos. Tudo isso me leva a refletir hoje sobre onde tenho colocado minhas esperanças e meu sentido de valor? Será que estou perseguindo as "vaidades" que o mundo oferece, ou buscando um propósito eterno em Deus?

Que nossa oração seja um pedido a Deus para que ele nos ajude e nos ensine. Senhor, Tu conheces meu coração e minhas buscas. Ajuda-me a entender que as coisas deste mundo, embora boas, não podem preencher meu vazio. Ensina-me a valorizar o que é eterno, a colocar minha esperança em Ti e a encontrar sentido em Tua presença. Livra-me das ilusões passageiras e fortalece minha fé para buscar o Teu Reino em primeiro lugar. Que eu possa viver de maneira que Te honre, encontrando em Ti o verdadeiro propósito da minha vida. Amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nossa segunda-feira, seja de avaliação das nossas escolhas e prioridades, pedindo a Deus que nos ajude a ver o que realmente importa. 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

As Palavras do Pregador

 


As Palavras do Pregador


Palavras do Pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.” - Eclesiastes 1:1

Iniciamos hoje uma jornada transformadora através do Livro de Eclesiastes, um dos textos mais profundos e desafiadores das Escrituras. Este versículo introdutório já nos dá pistas importantes sobre a natureza do livro e sobre aquele que o escreveu. Identificado como "o Pregador", filho de Davi e rei em Jerusalém, o autor nos convida a ouvir suas reflexões sobre a vida, a sabedoria e a busca pelo verdadeiro propósito da existência.

O título de "Pregador" sugere alguém que compartilha ensinamentos, dirige assembleias e desafia ouvintes a refletirem. Este papel é desempenhado com honestidade e intensidade ao longo de Eclesiastes, enquanto Salomão, com sua vasta sabedoria e experiência, enfrenta os paradoxos e as incertezas da vida.

Neste primeiro passo da jornada, somos convidados a reconhecer que estamos diante de uma obra que transcende o tempo. As questões levantadas por Salomão não são apenas suas; são as de toda humanidade. Quem somos? Para onde vamos? O que realmente importa? Assim como ele, somos chamados a buscar respostas, não apenas em nossas experiências, mas na sabedoria divina.

Hoje, permita-se refletir sobre o significado das palavras do Pregador. Qual é a sua postura diante da vida? Está disposto a ouvir e aprender, mesmo quando as verdades desafiadoras do livro lhe tocarem profundamente? A jornada com Eclesiastes não será apenas uma leitura, mas uma experiência de transformação.

Oração:Senhor, ao iniciarmos esta caminhada pelo Livro de Eclesiastes, ajuda-nos a compreender as palavras do Pregador e a aplicar suas lições em nossas vidas. Dá-nos corações abertos, mentes dispostas e espírito atento para aprender a Tua sabedoria em meio às nossas próprias perguntas e desafios. Que cada devocional nos aproxime mais de Ti. Amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que a partir desse domingo, sejamos todos desafiados a explorar as nuances do pensamento salomônico e a encontrar a essência de Deus nas reflexões sobre a vida, os sonhos, as vitórias e as derrotas. 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Lançamento do Livro: "Fé, Força e Resiliência – Histórias Inspiradoras que Renovam a Esperança"

 


"Fé, Força e Resiliência – Histórias Inspiradoras que Renovam a Esperança" será lançado em Palmas

Palmas será palco de uma noite emocionante no próximo dia 22 de novembro, às 19 horas, com o lançamento do livro Fé, Força e Resiliência – Histórias Inspiradoras que Renovam a Esperança, de Fabiana Rodrigues Oliveira. O evento acontecerá no Espaço Cultural de Palmas e promete reunir leitores em busca de mensagens de superação, fé e renovação da esperança, além de angariar fundos para os pacientes do Hospital do Amor. 

A obra apresenta a história da autora, marcada por um diagnóstico devastador de câncer. Enfrentando a perspectiva de morte, ela encontrou forças na fé, resiliência e apoio, transformando sua experiência em um testemunho vivo de superação. Desde então, tem proclamado o nome de Deus e compartilhado sua jornada como inspiração para outros.

Durante seu tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, Fabiana teve contato com pacientes de diversas partes do Brasil. Esse encontro com histórias de luta e esperança a motivou a relatar tanto sua vivência quanto o impacto que o hospital tem na vida de seus pacientes. Fabiana destaca o papel essencial da fé e do apoio psicológico e espiritual como ferramentas para enfrentar as dificuldades impostas pela doença.



Legado do Hospital de Amor

O livro também homenageia o legado de seus fundadores, Ranulfho Prata e Paulo Prata, além do trabalho de Henrique Prata, filho de Dra. Scylla Duarte Prata e Paulo Prata, atual presidente da instituição. Reconhecido internacionalmente, o Hospital de Amor é um símbolo de acolhimento e assistência de qualidade, sendo um refúgio de esperança para milhares de pessoas diagnosticadas com câncer.

Depoimentos Inspiradores

Fabiana entrevistou 15 pessoas que enfrentaram o câncer, seja como pacientes ou familiares, para compor o livro. As histórias destacam os desafios emocionais e espirituais, trazendo um olhar sensível sobre a necessidade de apoio integral para lidar com a doença. Cada relato enfatiza que, mesmo diante da dor e da perda, é possível encontrar conforto na fé e força para seguir em frente.



Voluntariado e Solidariedade

A autora também ressalta o trabalho fundamental de associações como a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Barretos e de Palmas. Essas organizações desempenham um papel crucial no amparo aos pacientes e familiares, reforçando a importância da solidariedade e da empatia no enfrentamento do câncer.

Superação e Esperança

Mais do que um livro sobre a doença, Fé, Força e Resiliência é uma obra que transcende o câncer, inspirando qualquer pessoa a enfrentar desafios com coragem e fé. A autora, que é discipuladora, membro da Igreja da Paz Church de Palmas e Capelã Civil Voluntária, compartilha sua mensagem de que é possível superar os momentos mais difíceis com apoio, resiliência e crença em um propósito maior.

O lançamento do livro promete ser um evento especial para todos que buscam renovação espiritual e força para enfrentar os desafios da vida. Um convite para celebrar a esperança e o poder transformador da fé, independentemente das circunstâncias. 

Pr Gilberto Silva – Gurupi - TO

MOMENTOS DA AUTORA

Fabiana: de paciente a voluntária e inspiradora de 
histórias que trazem esperança 


























Quando tudo coopera para o Bem

 


Quando tudo coopera para o Bem


"E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Romanos 8:28

A Bíblia tem quase 32 mil versículos, mas alguns parecem desafiadores em sua profundidade e aplicação prática. Romanos 8:28 é um deles. Como podemos acreditar que todas as coisas — as boas e as ruins, as alegrias e as dores — cooperam para o nosso bem?

Muitas vezes, enfrentamos situações que parecem impossíveis de compreender: perdas, fracassos, doenças, decepções. O caos ao nosso redor grita que nada faz sentido. É nesses momentos que somos convidados a confiar na promessa de Deus. Ele não diz que tudo será fácil, mas assegura que tudo terá um propósito e cooperará para o bem daqueles que O amam.

É importante notar que esse "bem" nem sempre é como imaginamos. Não se trata apenas de conforto ou sucesso material, mas do que é eterno, do que nos aproxima de Deus e molda nosso caráter à imagem de Cristo. Às vezes, Deus usa os momentos difíceis para nos ensinar lições que só o sofrimento pode proporcionar: paciência, compaixão, fé inabalável.

Você pode não entender o que está acontecendo agora, mas se você ama a Deus e confia em Seu plano, pode ter certeza de que Ele está trabalhando em algo maior. No final, mesmo o que parecia um desastre será transformado em algo bom. Não porque você vê isso no momento, mas porque Deus prometeu, e Suas promessas nunca falham.

Oração:Senhor, ajuda-me a confiar que todas as coisas, boas ou ruins, estão sob o Teu controle e cooperam para o meu bem. Mesmo quando não entendo, dá-me a fé para descansar na Tua promessa e a coragem de Te amar e seguir, sabendo que o final será para a Tua glória. Amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nosso sábado seja de resiliência e persistência, crendo que as promessas de Deus serão cumpridas em nossas vidas. 


Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

Trajetória de fé e vida de um missionário plantador de igrejas

 


Trajetória de fé e vida de um missionário plantador de igrejas

Está no prelo, com lançamento para breve do Livro, “Obrigado Senhor”, que retrata a vida, lutas e vitórias do pastor Coriolano Marinho, especialmente a sua caminhada como plantador de igrejas, ampliando o campo missionário da Igreja Batista Filadélfia, sediada no Guará II, no Distrito Federal, onde é membro desde 1985. Com apoio da IBF, o “plantador de igrejas”, iniciou sua missão evangelizadora em 1992, com a construção da IBF de Gurupi e outras igrejas e congregações nos estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí. A partir de 2004, assumiu a coordenação da Aliança Missionária Filadélfia, convidado pelo presidente da IBF, pr. Marcos Campos.  

O livro narrado na primeira pessoa, tem a organização, edição e pesquisa textual e fotográfica do jornalista, professor e pastor, Gilberto Correia, que ressalta a qualidade da obra, pela vida riquíssima e inspiradora de Coriolano Marinho, na dedicação ao serviço missionário e à obra de Deus, iniciando sua jornada desde a infância, até se tornar um líder espiritual e fundador de igrejas, sendo um verdadeiro testemunho de fé, perseverança e amor ao próximo.

Hoje com 81 anos, pastor Coriolano Marinho, com uma memória invejável e prodigiosa, tem guardado todos os momentos, narrando com facilidades fatos, causos e datas desde a sua infância, nos remete a viagens intermináveis pelas estradas brasileiras, notadamente nas regiões e cidades onde chegou a IBF, sempre com a determinação de um homem verdadeiramente vocacionado por Deus, dedicado à obra de Deus, resultando em mais de 40 igrejas fundadas e estruturadas ao longo dos anos.

O próprio pastor Coriolano, demonstra uma profunda gratidão a Deus por sua jornada, reconhecendo a intervenção divina em sua vida ao transformá-lo de um órfão em um profissional bem-sucedido. Esse reconhecimento o levou a sentir-se desafiado pelo Senhor a construir uma igreja, um lugar onde outros pudessem experimentar a graça e o amor de Deus. Sua obediência a esse chamado resultou não só na fundação da primeira igreja IBF no campo missionário em Gurupi, se estendendo à sua cidade natal, Riachão e outras regiões e estados.

“É um privilégio fazer parte da Igreja Batista Filadélfia. Igreja séria, missionária, empenhada na ministração da Palavra de Deus, com visão e temor do Senhor. No transcorrer desses mais de 40 anos, a Filadélfia tem impactado e abençoado vidas não só no Guará e no Brasil, mas além das nossas fronteiras. Que Deus nos dê a graça de continuar a ser uma igreja que anda nos princípios de sua Palavra até a vinda do Senhor Jesus”, declarou.

Todos os que tiverem acesso ao livro, que deverá ser lançado na IBF do Guará II e em algumas igrejas do campo missionário, certamente ficarão impactados pela vida riquíssima e significativa do Pr Cori, como é carinhosamente chamado, além do profundo apreço por sua dedicação, sacrifício, mas principalmente pelas vidas que foram alcançadas pelo trabalho desenvolvido ao longo de mais de 4 décadas e certamente vai inspirar gerações futuras com seu legado, tornando-se um farol de esperança e amor para todos os que buscam conhecer e seguir a Cristo. Além da sua liderança enquanto coordenador da Aliança Missionária Filadélfia, demonstrando seu compromisso contínuo em espalhar o evangelho e transformar vidas através do amor de Cristo.

Pr. Cori na  Ilha do Bananal - 1986


Evangelização no Piauí - 2004

Construção da IBF de Gurupi - Janeiro de 1993


Pr. Gilberto Silva – Gurupi - TO
Fotos: Acervo do Pr. Coriolano Marinho








O perigo do excesso de religião


 O perigo do excesso de religião

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade." - Mateus 23:23

O excesso de religião pode nos distanciar da essência de Deus. Quando nos concentramos em rituais, regras e aparências, corremos o risco de esvaziar a verdadeira fé, que é vivida na justiça, na misericórdia e na fidelidade ao amor de Deus. Jesus nos alertou sobre os perigos de uma religiosidade que enfatiza os detalhes e as formalidades, mas negligência o que realmente importa: amar a Deus e ao próximo de forma prática e sincera.

Uma espiritualidade autêntica é aquela que vê Deus no próximo, que se preocupa com a justiça, que estende a mão ao necessitado e que se importa mais com o coração do que com o rito. É um viver que não depende de excesso de regras, mas de um relacionamento profundo e sincero com o Criador.

Neste dia, peça a Deus que te ajude a não cair no excesso de uma religiosidade vazia, mas a viver de forma a refletir o Seu amor. Que possamos ser reconhecidos, não por nossas práticas religiosas, mas pelo amor que demonstra a todos, sendo luz e sal no mundo.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nossa sexta-feira seja de humildade e sabedoria para não cairmos na superficialidade da religião, para vivermos o verdadeiro exemplo de Cristo.

Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO

A essência da espiritualidade


 A essência da espiritualidade

"Pois eu quero misericórdia, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos." - Oséias 6:6

A fé genuína não está nas regras frias, mas na misericórdia e no amor que aquecem o coração. Jesus nos ensinou a ir além das tradições e da religiosidade vazia, chamando-nos a cuidar das pessoas com empatia e compaixão. Quando estamos mais focados em uma prática religiosa que nos afasta da caridade e do amor ao próximo, perdemos o que há de mais essencial no chamado de Deus: ser a sua luz e amor no mundo.

A religiosidade excessiva, quando coloca o ritual acima do amor, muitas vezes nos cega para a presença de Deus no outro. Esquecemos que o mendigo na porta, a pessoa sofrendo ao nosso lado, ou aquele que busca apoio, são a própria face de Deus, que vem ao nosso encontro. Jesus mesmo nos mostrou, em diversas ocasiões, que Ele estava muito mais interessado nas atitudes que fluem do coração do que em cumprir meros rituais.

Se você busca agradar a Deus, pergunte a si mesmo como pode manifestar sua fé com amor prático. Não se limite a aparências ou formalidades; seja a presença de Cristo para os que estão ao seu redor. Prefira uma espiritualidade viva, baseada em compaixão e bondade, ao invés de uma religião sem vida.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nossa quinta-feira seja de genuína essência cristã, na busca da santidade dos passos de Jesus e sermos reconhecidos não pelas práticas religiosas, mas pelo amor que Jesus demonstra a todos, sendo sal e luz no mundo. 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO