Judas aprofunda o chamado à misericórdia. Depois de pedir compaixão aos que estão em dúvida, ele agora fala de pessoas em situação mais grave, quase sendo consumidas pelo fogo da destruição espiritual. A ordem é urgente: “Salvai-os, arrebatando-os do fogo.”
A imagem é forte e intencional. É como resgatar alguém das chamas, puxando-o antes que seja tarde demais. Trata-se de pessoas seduzidas pelo erro, envolvidas em pecados destrutivos ou enganadas por falsos mestres. Esse chamado ecoa o que Zacarias descreve: “Esta é uma tição tirada do fogo.” (Zacarias 3:2).
Também lembra as palavras de Paulo em ‘Coríntios 3:15: “Alguns serão salvos, ainda que como que através do fogo.” O evangelho nos envia não apenas a consolar os fracos, mas a resgatar os que estão prestes a perecer.
Esse resgate exige discernimento, coragem espiritual, intercessão fervorosa, confronto amoroso, ensino correto, disposição para ir atrás. É um ministério de misericórdia e urgência, sempre movido pelo amor de Cristo. Foi exatamente assim que Jesus veio a nós: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”, em Lucas 19:10.
Para alguns, é preciso aplicar misericórdia aliada ao temor, não medo humano, mas reverência a Deus e consciência do perigo espiritual. Não podemos brincar com o pecado nem nos contaminar. Judas alerta: “Detestando até a roupa contaminada pela carne.”
Ou seja: amar o pecador, rejeitar o pecado, envolver-se no resgate, mas sem absorver a corrupção, Paulo ensina o mesmo princípio: “Abstende-vos de toda forma de mal.” (1 Tessalonicenses 5:22). É compaixão com limites santos, misericórdia com vigilância, amor com discernimento.
Interceda por quem está perto de cair. Talvez você seja o último braço estendido antes do fogo. Não se intimide. Deus usa pessoas comuns para salvar vidas eternas. Seja firme contra o pecado, mas terno com o pecador. Aja com amor, mas com santidade.
Oração: “Senhor, dá-me olhos para ver quem está se afastando e coragem para resgatar com amor. Guarda-me para agir com misericórdia sem comprometer a santidade. Que eu possa ser instrumento Teu para arrebatar vidas do fogo, conduzindo-as ao arrependimento e à vida eterna. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira lembre-nos que fomos resgatados… e agora somos resgatadores.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
