“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória.” - Judas 1:24 - ARA
Depois de advertências sérias, chamados à vigilância e um apelo urgente à misericórdia, Judas encerra sua carta com uma das declarações mais profundas sobre o caráter e a fidelidade de Deus.
Ele nos lembra que, no fim das contas, não é nossa força que nos sustenta, mas o poder de Deus. É Ele quem nos guarda, nos preserva, nos mantém firmes, nos evitar cair, e nos apresentará diante Dele com alegria.
Essa verdade ecoa em toda a Escritura: “Fiel é Deus, o qual vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”, em 1 Coríntios 1:8–9. Somos chamados à vigilância, sim, mas sustentados pela fidelidade divina.
Todos enfrentamos tentações, ataques espirituais, guerras internas e desafios externos. Se dependêssemos de nossa força, cairíamos inúmeras vezes. Mas Judas aponta que Deus é poderoso para nos guardar.
David testemunhou isso em Salmos 37:23-24: “O Senhor firma os passos do homem bom… ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o toma pela mão.” Jesus também orou por isso: “Pai santo, guarda-os em teu nome.” (João 17:11). Não caminhamos sozinhos. Somos guardados.
O Deus que nos guarda no caminho é o mesmo que nos apresentará diante Dele no final da jornada. E não de qualquer forma, mas sim com alegria, com exultação, em glória, e imaculados.
Essa é a obra completa da salvação: justificação, santificação e glorificação. Paulo também declarou em Filipenses 1:6: “Àquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” A jornada termina com glória — não porque somos perfeitos, mas porque Deus é fiel.
É impossível ao ser humano apresentar-se limpo por suas próprias obras. Mas em Cristo somos lavados, somos justificados, somos santificados, e seremos apresentados sem mancha. Como diz Efésios: “Para apresentar a si mesmo a igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante.” (Efésios 5:27).
Descanse, porque Deus é quem te guarda. Confie, sabendo que Ele é poderoso para te sustentar até o fim. Alegre-se, crendo que a jornada termina em glória, não em derrota. Caminhe em fidelidade, certo de que o poder Dele te manterá firme. O Deus que começou a boa obra não desistirá de você.
Oração: “Senhor, obrigado porque és poderoso para me guardar de tropeços e para me conduzir à Tua presença com alegria. Sustenta-me pela Tua graça, guarda-me da queda e santifica minha vida dia após dia. Que eu viva consciente do Teu poder, caminhando com confiança até o grande dia em que serei apresentado diante de Ti, imaculado e cheio de exultação. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa sexta-feira confiemos nas promessas do Senhor e certos de que a glória final da Igreja é fruto do poder e da graça de Deus.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
.jpg)