“Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” – Judas 1:21 – ARA
Depois de nos instruir a edificar a fé e a orar no Espírito Santo, Judas apresenta um chamado sublime e profundo: “Guardai-vos no amor de Deus.” Não se trata de conquistar o amor de Deus, ele já é nosso em Cristo. Trata-se de permanecer nesse amor, viver dentro dele, protegidos, nutridos e firmados pela graça que nos alcançou.
Jesus disse: “Permanecei no meu amor”, em João 15:9. E como permanecemos? O próprio Cristo explicou, conforme João 15:10: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor.” Judas nos convida a viver exatamente isso. Uma fé que se mantém firme porque se abriga no amor divino.
Guardar-se no amor é relembrar diariamente que somos amados, rejeitar as mentiras do inimigo, abandonar o pecado que esfria o coração, cultivar comunhão com Deus, permanecer obediente, enraizar-se na esperança da salvação.
O amor de Deus é um refúgio, uma torre forte, um abrigo seguro, conforme Romanos 5:5: “O amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo.” Quem vive nesse amor, vive protegido.
Permanecer no amor é também esperar a misericórdia. Vivemos entre o “já” e o “ainda não”. Já fomos alcançados pela graça, mas ainda aguardamos a plenitude da salvação, de acordo com a Bíblia em Tito 2:13: “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.”
A esperança da misericórdia futura nos sustenta no presente. Ela nos lembra que a vida eterna é garantia de que Cristo voltará. Que a misericórdia triunfará sobre o juízo e que nosso destino é com Deus para sempre. O crente vive olhando para o alto (Colossenses 3:1-2), guardado no amor e firmado na esperança futura.
Oração: “Senhor, guarda meu coração no Teu amor. Não permitas que eu me afaste, esfrie ou me distraia. Ensina-me a viver na obediência, na comunhão e na esperança da Tua misericórdia. Que eu aguarde, com fé e alegria, a vida eterna que já preparaste para mim. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa terça-feira seja de renovo e de fortalecimento em Cristo Jesus. Em tempos de frieza espiritual, o amor de Deus é o abrigo que nos mantém firmes.
Pr.
Gilberto Silva – Gurupi-TO
