“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.” - Judas 1:20 - ARA
Depois de descrever os falsos mestres, os apóstatas e os escarnecedores, Judas faz uma transição gloriosa. Ele tira os olhos do povo rebelde e volta-se para os verdadeiros filhos de Deus: “Vós, porém, amados…” Ele nos chama de “amados”, lembrando que nossa identidade não está no caos do mundo, mas no amor eterno do Pai. E então nos dá duas instruções que sustentam a vida cristã: edificar-se na fé e orar em espírito.
A fé aqui é chamada de santíssima porque sua origem é divina, sua essência é pura e seu foco é Cristo. Edificar-se nela significa fortalecer-se continuamente na verdade revelada, alimentando o coração com a Palavra e permanecendo ancorado no evangelho. Paulo usa linguagem semelhante quando diz em Efésios 2:20: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Cristo Jesus a pedra angular.”
Não é uma fé qualquer, mas a fé que foi entregue aos santos de uma vez por todas. (Judas 1:3). Edificar-se nela exige constância na Escritura, comunhão com os santos, perseverança na doutrina, renúncia ao engano. Como árvores plantadas junto às águas, somos chamados a crescer para cima porque estamos enraizados para baixo (Salmo 1:2-3).
A oração no Espírito é a força que sustenta a edificação. É a oração guiada por Ele, fortalecida por Ele, alinhada com a vontade de Deus. Paulo nos instrui da mesma forma: “Orando em todo tempo no Espírito”, em Efésios 6:18. E em Romanos 8:26: “Do mesmo modo, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza… porque não sabemos orar como convém.”
Orar no Espírito não é apenas falar com Deus, mas orar com o coração sincronizado ao Dele, com discernimento, quebrantamento, sensibilidade e direção celestial. É a oração que renova, convence, fortalece e santifica.
Avance sua fé. Não fique parado. Leia, medite, estude e viva a Palavra, isso edifica. Busque a plenitude do Espírito Santo todos os dias. Transforme a oração em estilo de vida, não em evento. Edifique-se para não ser levado pelos ventos da apostasia.
Oração: “Pai amado, ajuda-me a edificar minha vida sobre a fé santíssima que Tu me deste. Que eu cresça na verdade, me fortaleça na Palavra e permaneça firme em meio aos tempos difíceis. Ensina-me a orar no Espírito, com sensibilidade, ousadia e submissão. Enche-me da Tua presença diariamente. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Hoje, nessa segunda-feira e em todos os dias, tenhamos o entendimento e o conhecimento de que sem oração, não há edificação e que sem o Espírito, não há vida.
.webp)