Servindo por causa do nome

 


Servindo por causa do nome


Pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios.” - 3 João 1:7 - ARA

 

Neste versículo, João destaca a motivação dos missionários que estavam sendo acolhidos por Gaio: eles saíram “por causa do Nome”, ou seja, por causa de Jesus. Não buscavam reconhecimento humano, não estavam atrás de vantagens, nem dependiam de recursos dos pagãos. A missão deles era impulsionada por um único propósito: honrar Cristo e tornar Seu Nome conhecido.

Esse “Nome” é mais do que uma identificação. É a revelação da pessoa, do caráter e da autoridade de Jesus. A Bíblia afirma em Atsos 4:12: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

 

Os missionários serviam com desprendimento, confiando que Deus supriria suas necessidades através do povo de Deus. Isso ecoa o ensino de Jesus: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, em Mateus 6:33.

 

Eles não buscavam apoio entre os gentios, porque sabiam que a obra de Deus é sustentada pelo povo de Deus. A missão é responsabilidade da igreja. Por isso João recomenda que Gaio os recebesse “de modo digno de Deus” (v. 6). A hospitalidade de Gaio era uma forma de ser cooperador com a verdade (v. 8). Hoje este versículo nos lembra que servimos por causa do Nome, não por vaidade. Que somos chamados a sustentar a obra missionária.

 

Assim como aqueles irmãos viajavam sem garantias humanas, nós também somos convidados a viver pela fé, confiando que todo sacrifício feito “por causa do Nome” jamais será em vão. “Portanto, meus amados, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”, nos ensina 1 Coríntios 15:58.

 

Oração: “Senhor Jesus, obrigado pelo privilégio de servir “por causa do Teu Nome”. Que o mesmo espírito de dedicação e entrega que movia aqueles missionários também mova nosso coração. Livra-nos de servir por interesse próprio. Dá-nos ousadia, fé e amor pela Tua obra. Faz-nos sustentadores da missão e participantes da verdade, com generosidade e alegria. Que tudo o que formos e fizermos seja para engrandecer o Teu Nome, o Nome sobre todo nome. Amém.”

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nos lembremos nessa sexta-feira e em todos os dias da nossa vida, de que a nossa generosidade faz com que sejamos participantes da missão e o Nome de Jesus é digno de todo esforço, renúncia e entrega.

 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO