“Espero, porém,
ver-te em breve, e então conversaremos de viva voz. A paz seja contigo. Os
amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” – 3 João 1:14 - ARA
João termina sua
curta carta de maneira profundamente afetiva, com três gestos que resumem o
coração do evangelho: o desejo do encontro, a bênção da paz e o calor da
amizade.
Ele diz: “Espero ver-te em breve”, expressando o anseio da comunhão presencial, a alegria de estar junto, de ouvir e falar “de viva voz”. Essa é a beleza da vida cristã.
O apóstolo Paulo
também viveu essa mesma saudade santa. Escrevendo aos Romanos, ele diz: “Porque
desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais
fortalecidos”, em Romanos 1:11. Há bênçãos que só se manifestam quando os
corações se encontram.
Depois João
declara: “A paz seja contigo.” Não é apenas uma saudação. É uma
intercessão. Ele está transmitindo a paz de Cristo, aquela que Jesus deixou aos
discípulos, registrado em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou;
não vo-la dou como o mundo a dá.”
Essa paz é
presença. É segurança no meio das aflições, é o descanso que vem de saber que
Deus está no controle. Ela vem do Espírito Santo, que gera em nós comunhão e
unidade, em 1 Tessalonicenses 5:23: “O mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo.”
E João encerra com
ternura: “Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” Cada
nome importa. Cada irmão é lembrado individualmente. O cristianismo não é uma
fé anônima. É uma família espiritual.
Como Paulo
escreveu em Romanos 12:15: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com
os que choram.” O amor cristão se manifesta em cuidado, memória e presença.
Tenho cultivado
relacionamentos espirituais com esse mesmo zelo? Tenho abençoado outros com
palavras de paz e amizade sincera? Tenho buscado viver a comunhão que fortalece
a fé? A igreja cresce quando a verdade e o amor caminham juntos. E termina bem
toda carta, todo ministério e toda jornada que termina com paz e amizade.
Oração: “Senhor,
obrigado pela Tua paz, que é mais profunda que qualquer entendimento humano. Ensina-nos
a sermos portadores dessa paz nas nossas palavras, nos nossos encontros e na
comunhão com os irmãos. Dá-nos um coração que valorize as amizades espirituais,
que abençoe nome por nome, e que saiba caminhar na verdade e no amor. Que aonde
formos, deixemos o rastro da Tua presença e da Tua paz. Em nome de Jesus. Amém.”
Na Graça do Pai.
Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa sexta-feira, saibamos viver e
conhecer que o relacionamento pessoal é parte da fé.
Pr. Gilberto Silva
– Gurupi-TO
