A paz que une os corações

 


A paz que une os corações

 

Espero, porém, ver-te em breve, e então conversaremos de viva voz. A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” – 3 João 1:14 - ARA

 

João termina sua curta carta de maneira profundamente afetiva, com três gestos que resumem o coração do evangelho: o desejo do encontro, a bênção da paz e o calor da amizade.

Ele diz: “Espero ver-te em breve”, expressando o anseio da comunhão presencial, a alegria de estar junto, de ouvir e falar “de viva voz”. Essa é a beleza da vida cristã.

 

O apóstolo Paulo também viveu essa mesma saudade santa. Escrevendo aos Romanos, ele diz: “Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos”, em Romanos 1:11. Há bênçãos que só se manifestam quando os corações se encontram.

 

Depois João declara: “A paz seja contigo.” Não é apenas uma saudação. É uma intercessão. Ele está transmitindo a paz de Cristo, aquela que Jesus deixou aos discípulos, registrado em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.”

 

Essa paz é presença. É segurança no meio das aflições, é o descanso que vem de saber que Deus está no controle. Ela vem do Espírito Santo, que gera em nós comunhão e unidade, em 1 Tessalonicenses 5:23: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo.

 

E João encerra com ternura: “Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” Cada nome importa. Cada irmão é lembrado individualmente. O cristianismo não é uma fé anônima. É uma família espiritual.

 

Como Paulo escreveu em Romanos 12:15: “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” O amor cristão se manifesta em cuidado, memória e presença.

 

 

Tenho cultivado relacionamentos espirituais com esse mesmo zelo? Tenho abençoado outros com palavras de paz e amizade sincera? Tenho buscado viver a comunhão que fortalece a fé? A igreja cresce quando a verdade e o amor caminham juntos. E termina bem toda carta, todo ministério e toda jornada que termina com paz e amizade.

Oração: “Senhor, obrigado pela Tua paz, que é mais profunda que qualquer entendimento humano. Ensina-nos a sermos portadores dessa paz nas nossas palavras, nos nossos encontros e na comunhão com os irmãos. Dá-nos um coração que valorize as amizades espirituais, que abençoe nome por nome, e que saiba caminhar na verdade e no amor. Que aonde formos, deixemos o rastro da Tua presença e da Tua paz. Em nome de Jesus. Amém.”

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa sexta-feira, saibamos viver e conhecer que o relacionamento pessoal é parte da fé.

 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO