“A paz seja
contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” – 3 João
1:15 - ARA
O último versículo
desta carta é uma pequena joia da espiritualidade cristã. João encerra sua
mensagem com uma bênção simples, porém profunda. “A paz seja contigo.” É
como se o apóstolo dissesse: “Que tudo o que você fizer, viver e enfrentar
seja abraçado pela paz de Cristo.”
Não é uma paz qualquer. É a mesma paz que Jesus deixou aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.” (João 14:27)
O mundo oferece
uma paz momentânea, circunstancial, frágil. Mas João deseja a Gaio, e a nós,
uma paz eterna, constante e sustentadora, aquela que guarda o coração “além
de todo entendimento”, descrito em Filipenses 4:7.
Depois ele diz: “Os
amigos te saúdam.” É uma saudação carregada de calor humano, de comunhão e
de cuidado. Aqui percebemos como a fé cristã se vive em família, em amizades
espirituais que nos levantam e fortalecem.
O próprio Jesus
chamou os discípulos de amigos em João 15:15.
Por fim, “Saúda
os amigos, nome por nome.” Isso revela o valor individual de cada pessoa na
comunidade. Ninguém é apenas “mais um”. Cada nome importa, cada história
importa, cada irmão é lembrado com carinho.
Assim como Paulo
escreveu aos romanos: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.” (Romanos
16:16). A saudação é mais que um cumprimento. É uma expressão de amor, honra e
pertencimento.
Tenho abençoado
outros com a paz que Deus me dá? Tenho valorizado cada irmão pelo nome, com
atenção e afeto? Tenho sido presença de comunhão e reconciliação entre os
filhos de Deus?
Oração: “Senhor,
que a Tua paz seja sobre nós como manto, escudo e descanso. Ensina-nos a levar
essa paz aos irmãos, a cultivar amizades sinceras, e a valorizar cada pessoa
pelo nome. Que sejamos promotores de comunhão e testemunhas vivas do Teu amor. E
que, como João, sempre terminemos nossos dias pronunciando paz. Em nome de
Jesus. Amém”.
Na Graça do Pai.
Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. A última frase de João nos lembra que a
paz deve ser sempre a última palavra. E que tenhamos isso em mente nesse sábado
e em todos os dias da nossa vida ao terminar conversas, relacionamentos,
reuniões ou até cartas. Que a paz seja o selo final.
Pr. Gilberto Silva
– Gurupi-TO
.jpeg)