A paz como última palavra

 


A paz como última palavra

 

A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.” – 3 João 1:15 - ARA

 

O último versículo desta carta é uma pequena joia da espiritualidade cristã. João encerra sua mensagem com uma bênção simples, porém profunda. “A paz seja contigo.” É como se o apóstolo dissesse: “Que tudo o que você fizer, viver e enfrentar seja abraçado pela paz de Cristo.

Não é uma paz qualquer. É a mesma paz que Jesus deixou aos discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.” (João 14:27)

 

O mundo oferece uma paz momentânea, circunstancial, frágil. Mas João deseja a Gaio, e a nós, uma paz eterna, constante e sustentadora, aquela que guarda o coração “além de todo entendimento”, descrito em Filipenses 4:7.

 

Depois ele diz: “Os amigos te saúdam.” É uma saudação carregada de calor humano, de comunhão e de cuidado. Aqui percebemos como a fé cristã se vive em família, em amizades espirituais que nos levantam e fortalecem.

O próprio Jesus chamou os discípulos de amigos em João 15:15.

 

Por fim, “Saúda os amigos, nome por nome.” Isso revela o valor individual de cada pessoa na comunidade. Ninguém é apenas “mais um”. Cada nome importa, cada história importa, cada irmão é lembrado com carinho.

 

Assim como Paulo escreveu aos romanos: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.” (Romanos 16:16). A saudação é mais que um cumprimento. É uma expressão de amor, honra e pertencimento.

 

Tenho abençoado outros com a paz que Deus me dá? Tenho valorizado cada irmão pelo nome, com atenção e afeto? Tenho sido presença de comunhão e reconciliação entre os filhos de Deus?

 

Oração: “Senhor, que a Tua paz seja sobre nós como manto, escudo e descanso. Ensina-nos a levar essa paz aos irmãos, a cultivar amizades sinceras, e a valorizar cada pessoa pelo nome. Que sejamos promotores de comunhão e testemunhas vivas do Teu amor. E que, como João, sempre terminemos nossos dias pronunciando paz. Em nome de Jesus. Amém”.

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. A última frase de João nos lembra que a paz deve ser sempre a última palavra. E que tenhamos isso em mente nesse sábado e em todos os dias da nossa vida ao terminar conversas, relacionamentos, reuniões ou até cartas. Que a paz seja o selo final.

 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO