Amor que afasta o medo

                                       


                     Amor que afasta o medo                  

"No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que teme não está aperfeiçoado no amor." – 1 João 4:18 (ARA)

Este versículo nos revela uma verdade poderosa sobre o amor de Deus. Quando estamos enraizados no Seu amor, não há espaço para medo. O medo está ligado à punição, à culpa e à insegurança, mas o amor de Deus é perfeito, completo e acolhedor.

A Bíblia reforça essa promessa em Isaías 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Aqui Deus nos lembra que Sua presença constante é a fonte de segurança que nos liberta do medo. 

Muitas vezes nos sentimos ansiosos diante de situações da vida, no trabalho, na família ou nos desafios pessoais. Mas, como diz Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Quando confiamos no amor de Deus, experimentamos a paz que supera qualquer temor.

O “amor perfeito” mencionado por João não é apenas o que sentimos, mas o que vivemos na prática, ao confiar em Deus e nos entregarmos a Ele. Salmo 27:1 diz: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Quando deixamos o amor de Deus nos guiar, o medo perde sua força e somos fortalecidos para enfrentar desafios.

Sempre que sentir medo ou insegurança, lembre-se de que Deus é amor (1 João 4:16). Confesse suas ansiedades a Ele em oração (Filipenses 4:6-7) e peça que o Seu amor expulse todo medo.

Oração: “Senhor Deus, obrigado pelo Teu amor perfeito que nos protege e nos sustenta. Ensina-nos a confiar plenamente em Ti e a não sermos dominados pelo medo. Que o Teu amor seja nossa força em todos os momentos, trazendo coragem, paz e segurança. Ajuda-nos a refletir esse amor aos outros e a viver livres do medo, confiando sempre em Ti. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quarta-feira, e em todos os dias, meditemos no amor perfeito de Deus, deixando que ele (o amor), conduza suas decisões e atitudes, conforme Salmos 56:3: “Quando eu estiver com medo, confiarei em ti.”

 Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO