"Nós
amamos porque ele nos amou primeiro." - 1 João 4:19 - ARA
Este
versículo nos lembra da origem do amor verdadeiro. O amor cristão não começa em
nós; ele começa em Deus. Antes mesmo de conhecermos ou amarmos alguém, Deus nos
amou de maneira perfeita e incondicional. Esse amor é a base de toda a nossa
capacidade de amar.
O
apóstolo João enfatiza que o amor humano é reflexo do amor divino. Como diz Romanos
5:8: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo
morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Antes de merecermos, antes de
reconhecermos, fomos amados. Esse é um amor que transforma, que nos capacita a
amar os outros mesmo quando é difícil.
Além
disso, 1 João 3:1 nos lembra: “Vede quão grande amor nos tem concedido o
Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de
Deus. Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu a ele.” O
amor de Deus nos dá identidade, valor e propósito. Amar os outros é, portanto,
uma resposta natural a esse amor que recebemos primeiro.
Quando
reconhecemos que fomos amados primeiro, o amor se torna ação e não apenas
sentimento. É o que nos impulsiona a perdoar, a servir, a compreender e a ser
pacientes com os outros. Efésios 5:2 nos ensina: “E andai em amor, como
também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício a Deus
em cheiro suave.”
Reflita
diariamente sobre o amor de Deus por você, lembrando que ele foi o primeiro a
amar. Ao enfrentar dificuldades em amar alguém, lembre-se que o amor de Deus em
você é a fonte que nunca se esgota.
Oração:
“Senhor Deus, obrigado porque me amaste primeiro, antes mesmo de eu merecer
ou perceber. Ajuda-me a viver esse amor, amando os outros como Tu me amaste.
Que eu possa perdoar, servir e demonstrar carinho com sinceridade, refletindo o
Teu amor em cada atitude. Fortalece meu coração para amar sem reservas,
lembrando sempre que o amor começa em Ti. Em nome de Jesus, amém.”
Na
Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor.
Que nessa quinta-feira, pratiquemos atos de amor concreto, como perdão,
palavras de incentivo, ajuda e bondade, como expressão do amor que nós recebemos.
Pr.
Gilberto Silva – Gurupi-TO
