Amamos porque Ele nos amou primeiro

 


Amamos porque Ele nos amou primeiro

"Nós amamos porque ele nos amou primeiro." - 1 João 4:19 - ARA

Este versículo nos lembra da origem do amor verdadeiro. O amor cristão não começa em nós; ele começa em Deus. Antes mesmo de conhecermos ou amarmos alguém, Deus nos amou de maneira perfeita e incondicional. Esse amor é a base de toda a nossa capacidade de amar.

O apóstolo João enfatiza que o amor humano é reflexo do amor divino. Como diz Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Antes de merecermos, antes de reconhecermos, fomos amados. Esse é um amor que transforma, que nos capacita a amar os outros mesmo quando é difícil.

Além disso, 1 João 3:1 nos lembra: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu a ele.” O amor de Deus nos dá identidade, valor e propósito. Amar os outros é, portanto, uma resposta natural a esse amor que recebemos primeiro.

Quando reconhecemos que fomos amados primeiro, o amor se torna ação e não apenas sentimento. É o que nos impulsiona a perdoar, a servir, a compreender e a ser pacientes com os outros. Efésios 5:2 nos ensina: “E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício a Deus em cheiro suave.

Reflita diariamente sobre o amor de Deus por você, lembrando que ele foi o primeiro a amar. Ao enfrentar dificuldades em amar alguém, lembre-se que o amor de Deus em você é a fonte que nunca se esgota.

Oração: “Senhor Deus, obrigado porque me amaste primeiro, antes mesmo de eu merecer ou perceber. Ajuda-me a viver esse amor, amando os outros como Tu me amaste. Que eu possa perdoar, servir e demonstrar carinho com sinceridade, refletindo o Teu amor em cada atitude. Fortalece meu coração para amar sem reservas, lembrando sempre que o amor começa em Ti. Em nome de Jesus, amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira, pratiquemos atos de amor concreto, como perdão, palavras de incentivo, ajuda e bondade, como expressão do amor que nós recebemos.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO