Amar como Deus nos amou

 


                   Amar como Deus nos amou

"Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros." - 1 João 4:11 - ARA

Aqui João nos dá um comando simples, mas profundo. Amar como Deus nos amou. Não é apenas sentir amor, mas agir em amor. O amor de Deus é incondicional, sem meritocracia, sem esperar nada em troca. Paulo reforça em Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Se conseguimos compreender esse amor que nos alcançou, não podemos fechar o coração para os outros. Amar não é apenas gostar de alguém ou achar alguém simpático. Amar é colocar-se no lugar do outro, perdoar, ajudar, apoiar e, acima de tudo, demonstrar compaixão, esforçando-se conforme Efésios 4:32: “Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Quantas vezes deixamos de amar alguém por medo, orgulho ou mágoa? Este versículo nos desafia a quebrar essas barreiras. Amar é um reflexo direto do que Deus fez por nós. Jesus mesmo disse em João 15:12: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” Se queremos seguir Jesus de verdade, precisamos tornar o amor visível em nossas atitudes diárias.

Além disso, amar o próximo é um sinal de que realmente conhecemos Deus e andamos em comunhão com Ele. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.”, nos ordena 1 João 4:7. O amor não é opcional. É a marca de quem pertence a Deus.

Oração: “Senhor Deus, Pai amado, obrigado por me amar primeiro, mesmo quando eu não merecia. Hoje eu Te peço: ensina-me a amar como Tu amas. Que eu possa perdoar, compreender e estender minha mão a quem precisa, sem esperar nada em troca. Ajuda-me a quebrar o orgulho, a mágoa e o egoísmo que às vezes me impedem de amar verdadeiramente. Que meu coração seja cheio do Teu amor e que ele transborde na vida das pessoas ao meu redor. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa quarta-feira, observemos como o amor de Deus flui dentro de nós quando decidimos amar intencionalmente.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO