Deus conhece meu coração

 


Deus conhece meu coração

 Pois, se o coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” – 1 João 3:20 - ARA

A caminhada cristã não é isenta de conflitos internos. Muitas vezes, nossa consciência nos acusa, lembrando-nos de falhas, pecados e fragilidades. O coração humano é enganoso (Jeremias 17:9) e pode nos aprisionar em culpa, mesmo quando já fomos perdoados pelo sangue de Cristo.

Esse versículo nos traz um consolo extraordinário. Deus é maior do que o nosso coração. Ele conhece não apenas nossos pecados, mas também nossa sinceridade, nossas lutas, nossas intenções e o desejo genuíno de agradá-Lo. O Senhor vê além da acusação da consciência. Ele sonda profundamente (Salmo 139:1-4) e sabe distinguir entre fraqueza e rebeldia, entre arrependimento e indiferença.

A palavra nos assegura: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Mesmo quando o coração tenta nos condenar, podemos descansar na verdade de que o perdão de Deus é maior que qualquer acusação. O próprio Cristo intercede por nós diante do Pai nos afirma Hebreus 7:25, lembrando-nos de que a obra consumada na cruz é suficiente.

Assim, esse texto não nos encoraja a viver na indiferença, mas a lembrar que, quando a culpa nos pesar, devemos correr para os braços Daquele que nos conhece por completo e nos ama com amor eterno.

Quando sentir-se acusado, lembre-se de que Deus é maior do que sua culpa. Confesse seus pecados e receba a paz do perdão (1 João 1:9). Viva com a confiança de que Cristo intercede continuamente por você.

Oração: “Senhor, muitas vezes meu coração me acusa, trazendo lembranças de falhas e pecados. Mas eu Te agradeço porque o Teu amor e perdão são maiores do que minha consciência. Ensina-me a descansar na Tua graça e a confiar que Tu me conheces por completo. Que eu não viva preso à culpa, mas livre na certeza da salvação em Cristo. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa terça-feira, livremo-nos da escravidão da culpa, entregando nosso coração a Deus. Ele sabe quem somos e sabe o quanto lutamos e o quanto somos amados por Ele.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO