Permaneça Nele, com confiança
“Filhinhos, agora,
pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e
dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” – 1 João 2:28 - ARA
João começa este
versículo com a ternura de um pai espiritual: "Filhinhos...". Expressão
que revela cuidado, proximidade e amor. Em seguida, faz um chamado à vigilância:
“permanecei nele”. Essa permanência em Cristo é o tema central da vida
cristã, Não basta começar bem, é preciso continuar firmemente Nele até o fim.
A razão? Jesus voltará. E
quando Ele se manifestar em glória, como prometeu, só aqueles que permaneceram
Nele terão confiança em vez de vergonha. O próprio Jesus disse em João 15:5: “Eu
sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito
fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Permanecer em Cristo é
mais do que manter uma rotina religiosa, é viver em comunhão íntima, diária e
obediente com Ele. João nos lembra que, se essa comunhão for real, quando Jesus
se manifestar, não seremos apanhados de surpresa nem dominados pelo medo, mas o
receberemos com alegria.
Essa manifestação futura
de Cristo é um tema recorrente nas Escrituras. Paulo nos exorta em 1
Tessalonicenses 5:6: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo
contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.”
A vergonha mencionada por
João não se refere à condenação eterna dos salvos, mas ao sentimento de
tristeza e arrependimento por não termos vivido à altura da graça que
recebemos. Por isso, ele nos convida a permanecer em Cristo com fidelidade,
para que, quando Ele vier, possamos dizer como Paulo: “Combati o bom
combate, completei a carreira, guardei a fé.” - 2 Timóteo 4:7.
Oração: “Senhor Jesus,
ajuda-me a permanecer em Ti todos os dias da minha vida. Não quero ser vencido
pelo cansaço, pelo pecado ou pelas distrações deste mundo. Quero andar contigo
em fidelidade, para que, quando Tu voltares, eu Te receba com alegria e
confiança. Guarda o meu coração, fortalece a minha fé e livra-me da vergonha
naquele dia. Em Teu nome eu oro, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa terça-feira e em todos os
dias da nossa vida, permaneçamos fiéis na presença do Senhor.
Pr. Gilberto Silva –
Gurupi-TO
