Permaneça Nele, com confiança

 


              Permaneça Nele, com confiança

Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.” – 1 João 2:28 - ARA

João começa este versículo com a ternura de um pai espiritual: "Filhinhos...". Expressão que revela cuidado, proximidade e amor. Em seguida, faz um chamado à vigilância: “permanecei nele”. Essa permanência em Cristo é o tema central da vida cristã, Não basta começar bem, é preciso continuar firmemente Nele até o fim.

A razão? Jesus voltará. E quando Ele se manifestar em glória, como prometeu, só aqueles que permaneceram Nele terão confiança em vez de vergonha. O próprio Jesus disse em João 15:5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Permanecer em Cristo é mais do que manter uma rotina religiosa, é viver em comunhão íntima, diária e obediente com Ele. João nos lembra que, se essa comunhão for real, quando Jesus se manifestar, não seremos apanhados de surpresa nem dominados pelo medo, mas o receberemos com alegria.

Essa manifestação futura de Cristo é um tema recorrente nas Escrituras. Paulo nos exorta em 1 Tessalonicenses 5:6: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.”

A vergonha mencionada por João não se refere à condenação eterna dos salvos, mas ao sentimento de tristeza e arrependimento por não termos vivido à altura da graça que recebemos. Por isso, ele nos convida a permanecer em Cristo com fidelidade, para que, quando Ele vier, possamos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”  - 2 Timóteo 4:7.

Oração: “Senhor Jesus, ajuda-me a permanecer em Ti todos os dias da minha vida. Não quero ser vencido pelo cansaço, pelo pecado ou pelas distrações deste mundo. Quero andar contigo em fidelidade, para que, quando Tu voltares, eu Te receba com alegria e confiança. Guarda o meu coração, fortalece a minha fé e livra-me da vergonha naquele dia. Em Teu nome eu oro, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa terça-feira e em todos os dias da nossa vida, permaneçamos fiéis na presença do Senhor.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO