Generosidade preventiva é repartir antes que venha o mal
“Reparte com sete e ainda
com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra.” - Eclesiastes 11:2 - ARA
Vivemos em um mundo
incerto, marcado por instabilidades econômicas, crises sociais, catástrofes
naturais e reviravoltas inesperadas. Diante disso, o sábio autor de Eclesiastes
nos apresenta uma atitude surpreendente de responder à incerteza com
generosidade, e não com medo.
A expressão "reparte
com sete e ainda com oito" nos convida a sermos intencionalmente
generosos, indo além do comum. Não se trata apenas de dividir o que temos, mas
de cultivar um estilo de vida altruísta, onde o repartir se torna parte da
nossa essência. O número sete já é símbolo de plenitude, e o oito indica que
devemos ir além, uma generosidade abundante, ousada, e confiante.
Por quê? Porque "não
sabes que mal sobrevirá à terra". A incerteza do amanhã deve nos
tornar mais humanos, mais sensíveis ao próximo. O texto bíblico nos ensina que
uma das melhores formas de se preparar para o futuro é semear o bem no
presente. Compartilhar recursos, tempo, cuidado, amor e conhecimento pode ser a
diferença entre o desespero e a esperança nos dias difíceis.
Quem reparte hoje
constrói pontes que poderá atravessar amanhã. Quem socorre outros em tempos de
bonança, poderá encontrar apoio nos tempos de escassez. Isso não é barganha, é
sabedoria de vida, é espiritualidade prática.
Além disso, essa atitude
nos protege do egoísmo que endurece o coração. A generosidade é uma forma de
investimento eterno. Ao ajudarmos os outros, nos tornamos cooperadores de Deus
na manutenção da vida, da dignidade e da fé.
Como aplicação prática em
nossas vidas podemos refletir sobre quais áreas podemos ampliar nossa generosidade?
Tenho repartido apenas quando sobra, ou já entendi que repartir é um princípio
do Reino de Deus? Estou confiando mais no acúmulo ou no cuidado providente de
Deus?
Oração: “Senhor,
ensina-me a viver com as mãos abertas. Que eu não tema o futuro a ponto de
fechar o coração. Dá-me sabedoria para repartir com sete e ainda com oito,
sabendo que o mal pode vir, mas tua fidelidade permanece. Que minha
generosidade hoje seja uma semente de esperança no amanhã. Em nome de Jesus,
amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira tenhamos a
sabedoria de entender que o bem que plantamos pode frutificar em tempos difíceis,
seja na forma de auxílio, seja no testemunho de fé que deixamos.
Pr. Gilberto Silva –
Gurupi-TO
