Generosidade preventiva é repartir antes que venha o mal

 


    Generosidade preventiva é repartir antes que venha o mal

Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra.” - Eclesiastes 11:2 - ARA

Vivemos em um mundo incerto, marcado por instabilidades econômicas, crises sociais, catástrofes naturais e reviravoltas inesperadas. Diante disso, o sábio autor de Eclesiastes nos apresenta uma atitude surpreendente de responder à incerteza com generosidade, e não com medo.

A expressão "reparte com sete e ainda com oito" nos convida a sermos intencionalmente generosos, indo além do comum. Não se trata apenas de dividir o que temos, mas de cultivar um estilo de vida altruísta, onde o repartir se torna parte da nossa essência. O número sete já é símbolo de plenitude, e o oito indica que devemos ir além, uma generosidade abundante, ousada, e confiante.

Por quê? Porque "não sabes que mal sobrevirá à terra". A incerteza do amanhã deve nos tornar mais humanos, mais sensíveis ao próximo. O texto bíblico nos ensina que uma das melhores formas de se preparar para o futuro é semear o bem no presente. Compartilhar recursos, tempo, cuidado, amor e conhecimento pode ser a diferença entre o desespero e a esperança nos dias difíceis.

Quem reparte hoje constrói pontes que poderá atravessar amanhã. Quem socorre outros em tempos de bonança, poderá encontrar apoio nos tempos de escassez. Isso não é barganha, é sabedoria de vida, é espiritualidade prática.

Além disso, essa atitude nos protege do egoísmo que endurece o coração. A generosidade é uma forma de investimento eterno. Ao ajudarmos os outros, nos tornamos cooperadores de Deus na manutenção da vida, da dignidade e da fé.

Como aplicação prática em nossas vidas podemos refletir sobre quais áreas podemos ampliar nossa generosidade? Tenho repartido apenas quando sobra, ou já entendi que repartir é um princípio do Reino de Deus? Estou confiando mais no acúmulo ou no cuidado providente de Deus?

Oração: “Senhor, ensina-me a viver com as mãos abertas. Que eu não tema o futuro a ponto de fechar o coração. Dá-me sabedoria para repartir com sete e ainda com oito, sabendo que o mal pode vir, mas tua fidelidade permanece. Que minha generosidade hoje seja uma semente de esperança no amanhã. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quinta-feira tenhamos a sabedoria de entender que o bem que plantamos pode frutificar em tempos difíceis, seja na forma de auxílio, seja no testemunho de fé que deixamos.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO