A pobreza entra pela porta da negligência

 


A pobreza entra pela porta da negligência


"Assim, sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." - Provérbios 6:11 - ARA

Depois de advertir sobre a preguiça e a procrastinação, Salomão apresenta a consequência natural desse comportamento. A pobreza e a necessidade não chegam de repente. Elas se aproximam silenciosamente, como um ladrão que espera o momento certo para agir, ou como um homem armado, diante do qual a vítima pouco pode fazer.

O sábio não está ensinando que toda pessoa pobre é preguiçosa. A própria Bíblia mostra que existem pessoas que enfrentam dificuldades por enfermidades, perseguições, injustiças, crises econômicas ou circunstâncias alheias à sua vontade. O ensino de Provérbios é outro: quando a negligência se torna um hábito, ela produz consequências inevitáveis. A Palavra de Deus afirma: "O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer." (Provérbios 10:4).

Deus honra o esforço, a responsabilidade e a perseverança. O trabalho sempre foi parte do plano divino. Ainda no Jardim do Éden, antes da entrada do pecado no mundo, Deus confiou ao homem a missão de cultivar e guardar o jardim (Gênesis 2:15).

Essa verdade também se aplica à vida espiritual. Quando negligenciamos a oração, a leitura da Bíblia, a comunhão com Deus e a participação na vida da igreja, nossa fé começa a enfraquecer. Aos poucos, a alegria da salvação diminui, o discernimento espiritual se torna frágil e as tentações encontram espaço para agir.

Por isso, o apóstolo Pedro exorta: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar", em 1 Pedro 5:8. Assim como um ladrão procura uma casa desprotegida, o inimigo busca vidas espiritualmente descuidadas.

Por outro lado, Deus promete sustentar aqueles que vivem com diligência e confiança Nele. O salmista declarou: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." (Salmo 37:25). Isso não significa ausência de dificuldades, mas a certeza de que Deus cuida dos que O buscam e vivem segundo Seus princípios.

Jesus também ensinou em Mateus 6:33: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Quando colocamos Deus em primeiro lugar, trabalhamos com dedicação e administramos com sabedoria aquilo que Ele nos entrega, experimentamos Sua provisão e Seu cuidado em todas as áreas da vida.

Oração: “Pai amado, em nome de Jesus, Te agradeço porque a Tua Palavra me alerta antes que eu colha as consequências da negligência. Obrigado porque és um Deus que corrige com amor e deseja ver os Teus filhos vivendo com sabedoria, responsabilidade e fidelidade. Perdoa-me pelas vezes em que fui acomodado, procrastinei decisões importantes ou deixei de cumprir aquilo que o Senhor colocou em minhas mãos. Livra-me da preguiça, da falta de disciplina e da negligência, tanto nas responsabilidades do dia a dia quanto na minha vida espiritual. Ensina-me a trabalhar com dedicação, a administrar com prudência os recursos que o Senhor me concede e a aproveitar bem o tempo que recebo de Ti. Que eu seja encontrado fiel nas pequenas e nas grandes tarefas. Guarda também o meu coração para que eu jamais negligencie a oração, a leitura da Tua Palavra e a comunhão contigo. Que a minha fé seja fortalecida diariamente, e que eu permaneça vigilante contra tudo aquilo que queira me afastar da Tua presença. Confio que Tu és o Deus da provisão. Suprirás as minhas necessidades, fortalecerás minhas mãos para o trabalho e dirigirás os meus passos pelos caminhos da justiça. Que minha vida glorifique o Teu nome em tudo o que eu fizer. Em nome de Jesus. Amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nesse domingo, perguntemos ao nosso coração, se temos sido diligentes ou vivido na acomodação? Estamos cuidando apenas da vida material ou também da vida espiritual? Quais hábitos precisamos mudar hoje para evitar dificuldades amanhã? Temos confiado na provisão de Deus enquanto fazemos a nossa parte com responsabilidade? Que nos lembremos sempre que a negligência abre portas para a necessidade, mas a diligência, acompanhada da dependência de Deus, abre caminho para uma vida frutífera e abençoada.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi - TO