“Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa.” – Provérbios 1:14 - ARA
Provérbios 1:14 revela mais uma estratégia do pecado. A falsa sensação de união e benefício coletivo. O convite soa atrativo, com frases como: “vamos juntos”, “ninguém perde”. Mas por trás dessa aparente parceria existe injustiça, egoísmo e destruição.
Na linguagem do dia a dia, este versículo nos ensina que nem toda união é boa. Existem alianças que parecem vantajosas, mas nos afastam de Deus e comprometem nosso caráter, conforme nos alerta Amós 3:3: “Pode, acaso, andar dois juntos, se não estiverem de acordo?”
A ideia de “uma só bolsa” fala de interesses comuns baseados no erro. Deus nos alerta a não nos associarmos a práticas que não refletem Sua justiça, mesmo quando o convite vem disfarçado de amizade ou lucro. “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos” (2 Coríntios 6:14a).
“Antes, escolhei para vós outros a quem sirvais”, nos lembra Josué 24:15b, porque a verdadeira comunhão gera vida, edifica e traz paz. Já as alianças erradas roubam a paz e nos colocam em caminhos perigosos.
Provérbios 1:14 nos chama a avaliar com quem caminhamos e a quem estamos ligados. A sabedoria de Deus nos ensina que é melhor andar sozinho no caminho certo do que acompanhado no caminho errado.
Oração: “Senhor Deus, nós Te agradecemos porque a Tua Palavra nos alerta sobre alianças perigosas. Dá-nos discernimento para escolher bem nossas companhias e coragem para recusar convites que não glorificam o Teu nome. Guarda nosso coração de associações que nos afastem da Tua vontade. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa segunda-feira nossas alianças sejam firmadas, na verdade, na justiça e no temor do Senhor.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
.png)