“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” – Provérbios 1:7 - ARA
Este versículo é a base de todo o Livro de Provérbios e também de toda a vida cristã. Aqui aprendemos que nenhum conhecimento é completo se não começar em Deus. O temor do Senhor não é medo, mas reverência, respeito profundo e reconhecimento de quem Deus é.
Na linguagem do dia a dia, temer ao Senhor é levar Deus a sério. É ouvi-Lo, obedecer à Sua Palavra e reconhecê-Lo em todas as áreas da vida. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, nossas escolhas passam a ter direção e propósito, de acordo com Prov[érbios 9:10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.”
O texto também nos alerta sobre o perigo de desprezar a instrução. A Bíblia chama de loucura viver sem ouvir a Deus, confiando apenas no próprio entendimento. Isso leva a erros, dores e caminhos sem saída. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12).
Quem teme ao Senhor encontra proteção, segurança e vida. Esse temor gera obediência, humildade e crescimento espiritual, nos orienta Provérbios 19:23: “O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito e não será visitado do mal.”
Provérbios 1:7 nos convida a uma decisão diária. Ouvir a voz de Deus ou desprezar Sua orientação. Quem escolhe temer ao Senhor constrói a vida sobre um alicerce firme, que sustenta em qualquer circunstância.
Oração: “Senhor Deus, nós Te agradecemos porque em Ti está o verdadeiro conhecimento. Ensina-nos a viver em temor santo, com reverência, obediência e amor pela Tua Palavra. Livra-nos da arrogância espiritual e da loucura de viver longe da Tua vontade. Que nossas decisões revelem que o Senhor ocupa o primeiro lugar em nossa vida. Em nome de Jesus, amém.
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nesse domingo tomemos a decisão certa, de ouvir a voz de Deus.
Pr. Gilberto silva – Gurupi-TO
