PCN inicia encontro regional reforçando propósito, unidade e maturidade espiritual

 


PCN inicia encontro regional reforçando propósito, unidade e maturidade espiritual

A Igreja Presbiteriana Renovada de Xinguara (IPRX) abriu, nesta sexta-feira, a Reunião Administrativa do Presbitério Centro-Norte (PCN), encontro que reúne pastores, presbíteros e lideranças de diversas cidades dos estados de Goiás, Tocantins e Pará, em um momento de decisões administrativas, edificação espiritual e fortalecimento da missão pastoral. O anfitrião, pastor Rogério Resplande, conduziu a recepção inicial, trazendo palavras de boas-vindas e oração, criando um clima de fraternidade entre os participantes.

Na sequência, o presidente regional do presbitério, pastor Fabiano Cavalcanti, da IPR de Porangatu, também saudou os presentes e apresentou o pastor de Vila Rica, que retorna ao presbitério após um período afastado. O momento foi marcado por alegria e reconhecimento mútuo entre os líderes.

A abertura oficial contou com louvor e adoração, seguidos por comunicados importantes da regional, entre eles a convocação para a Assembleia Geral Eleitoral Nacional da Igreja Presbiteriana Renovada, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de dezembro, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

O culto inaugural foi ministrado pelo pastor Edis Guimarães, da 4ª IPR de Governador Valadares, trazendo como base o texto de Josué 1:1-9. A mensagem enfatizou coragem, dependência de Deus e maturidade espiritual. O pregador ilustrou sua reflexão comparando a vida humana a um copo: vazio, facilmente inflamável, frágil, sujeito às deformações; mas quando cheio de água, resistente ao fogo, nos traz uma aplicação espiritual direta: de que somente vidas cheias da presença de Deus resistem às lutas, transformações e tribulações de cada dia.

Pastor Edis destacou também a trajetória de Josué, que aos 40 anos foi enviado ao deserto, aos 80 assumiu a liderança de Moisés e aos 100 renovou a aliança com o Senhor. Se estivesse presente, afirmou o pregador, Josué nos aconselharia a caminhar com pessoas espiritualmente elevadas, capazes de promover o nosso nível de santidade e compromisso espiritual com Deus.

O sermão girou em torno de três pilares: propósito, processos e pessoas, classificando os relacionamentos humanos em diferentes perfis, entre eles: vazios, evasivos, resistentes, desistentes, vencedores e totalizadores. A orientação pastoral foi clara: “Ande com quem eleva sua espiritualidade, com quem colabora com seu crescimento. Nunca dê ouvidos a quem diz que não é possível. O tamanho do seu sonho determina o tamanho do seu Deus. Multidões sem Deus não são ninguém, mas um só com Deus é maioria”.

Além dos momentos devocionais, a programação prevista para encerrar no período da noite deste sábado (8/11), inclui debates administrativos, planejamento de ações regionais, intercessão e confraternização entre os líderes. A proposta é que, mesmo sendo uma reunião administrativa, o encontro proporcione renovo espiritual, motivação, unidade e alegria na missão ministerial, fortalecendo as igrejas pertencentes ao Presbitério Centro-Norte.

Com participação de cerca de 40 líderes vindos desde Uruaçu, em Goiás, até Tucumã, no Pará, o encontro reafirma o compromisso do PCN com o avanço do evangelho, o desenvolvimento estrutural das igrejas e o crescimento saudável das comunidades sob sua responsabilidade.

Pr. Gilberto Silva – IPR Gurupi-TO