“Amado, não imites
o mal, senão o bem. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que
pratica o mal jamais viu a Deus.” - 3 João 1:11 - ARA
Depois de mencionar o mau exemplo de Diótrefes, João olha para Gaio com carinho e firmeza e diz: “Amado, não imites o mal.” É como se João dissesse: “Não deixe que o mau exemplo contamine seu coração.”
A Bíblia repete esse conselho várias vezes. Paulo exorta os coríntios: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1). Ou seja, só vale a pena imitar quem está imitando Jesus.
João continua
afirmando: “Aquele que pratica o bem procede de Deus”, lembrando que o
bem não é só comportamento bonito, é identidade espiritual. Quem nasceu de Deus
manifesta isso no viver. Isso ecoa 1 João 3:10: “Nisto se manifestam os
filhos de Deus… quem não pratica a justiça não procede de Deus.”
Já o mal revela outra
raiz. João afirma: “aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” Não é
sobre erros ocasionais, porque todos tropeçamos, mas sobre um estilo de vida
que ignora a vontade de Deus. Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis.”
(Mateus 7:16).
A grande verdade é que
o bem revela quem está caminhando com Deus. O mal expõe quem está andando longe
do Senhor. Mas João também está nos ensinando algo crucial sobre discernimento.
Em um mundo cheio de vozes, líderes, influenciadores e modelos, precisamos
escolher quem seguimos. Afinal, imitação gera formação.
Por isso a Palavra
nos orienta em 1 Tessalonicenses 5:22: “Afastai-vos de toda forma de mal.”
E, ao mesmo tempo, nos chama para o outro lado da moeda: “Não te deixes vencer
do mal, mas vence o mal com o bem.”, descrito em Romanos 12:21.
Algumas perguntas que
este versículo traz para a vida real. Quem são as pessoas que você tem imitado?
Seus exemplos espirituais aproximam você de Cristo ou o distanciam? Suas
atitudes revelam a Deus? Você tem vencido o mal com o bem ou permitido que o
mal dite suas reações?
Oração: “Pai amado, obrigado por nos lembrar que a vida cristã é vivida pela imitação do bem, não pela imitação do mal. Dá-nos discernimento para escolher bons exemplos, coragem para rejeitar atitudes que não Te honram e graça para refletir Teu caráter nas pequenas e grandes ações do dia. Que a prática do bem seja marca da nossa identidade em Cristo. E que o Teu Espírito nos conduza sempre no caminho da verdade. Amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa terça-feira, tenhamos a certeza de que Deus nos chama a viver um estilo de vida que reflita quem Ele é. Praticando o bem, a gente mostra a quem pertencemos.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
