“Tenho muitas
coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena.” - 3 João 1:13
- ARA
O apóstolo João
encerra sua breve carta com um toque profundamente humano e afetuoso. Ele tinha
muito a dizer, conselhos, relatos, encorajamentos, mas decide guardar as
palavras para um encontro pessoal. Isso nos ensina algo precioso: há comunhão
que não cabe em papel. Há amor e fé que só se expressam plenamente no rosto a
rosto.
A carta termina, mas o relacionamento continua. João está dizendo, em outras palavras: “O que é espiritual também é relacional.” Esse princípio está presente em toda a Escritura. O apóstolo Paulo expressou sentimento semelhante quando escreveu aos tessalonicenses: “Desejamos muito ver-vos face a face, e suprir o que falta à vossa fé.” (1 Tessalonicenses 3:10).
A comunhão cristã
não se limita à troca de mensagens ou palavras. Ela floresce no convívio, na
partilha, na presença. “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”,
nos ensina o Salmos 133:1.
João sabia que
certas verdades do coração são mais bem transmitidas com o olhar, o abraço e a
presença. E isso reflete o próprio caráter de Deus: o Pai não nos enviou uma
carta, enviou o Verbo que se fez carne (João 1:14). Cristo é a Palavra viva que
veio pessoalmente nos revelar o amor do Pai.
Assim também nós
somos chamados a encarnar o amor, não apenas a falar dele. Há tempo de
escrever, e há tempo de estar junto. Há tempo de enviar palavras, e há tempo de
compartilhar vida.
Há pessoas que
você precisa ver face a face, não apenas escrever? Há palavras guardadas que
precisam ser ditas com afeto e presença? Há amizades espirituais que precisam
ser cultivadas, não apenas lembradas? A comunhão é um dom que precisamos
nutrir. Porque o evangelho é relacional. Deus nos chama para andar juntos na
verdade e no amor, descrito em 3 João 1:4.
Oração: “Senhor,
obrigado pelo dom da comunhão cristã. Ensina-nos a valorizar as relações, a
presença e o tempo compartilhado com nossos irmãos e irmãs na fé. Que não nos
limitemos às palavras escritas, mas que sejamos presença viva de amor, consolo
e encorajamento. Assim como João ansiava pelo encontro, que também aprendamos a
estar próximos, face a face, como família espiritual. Em nome de Jesus, o Verbo
que se fez presença entre nós. Amém.”
Na Graça do Pai.
Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa quinta-feira, sejamos tocados
pelo Espírito Santo e sair da “tinta e pena”, ou da tela, e ir até alguém, que
pode estar precisando pelo menos de um abraço. Pense nisso não só hoje, mas em
todos os dias da nossa vida.
Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO
