Entre linhas e encontros: a alegria da comunhão

 


Entre linhas e encontros: a alegria da comunhão

 

Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena.” - 3 João 1:13 - ARA

 

O apóstolo João encerra sua breve carta com um toque profundamente humano e afetuoso. Ele tinha muito a dizer, conselhos, relatos, encorajamentos, mas decide guardar as palavras para um encontro pessoal. Isso nos ensina algo precioso: há comunhão que não cabe em papel. Há amor e fé que só se expressam plenamente no rosto a rosto.

A carta termina, mas o relacionamento continua. João está dizendo, em outras palavras: “O que é espiritual também é relacional.” Esse princípio está presente em toda a Escritura. O apóstolo Paulo expressou sentimento semelhante quando escreveu aos tessalonicenses: “Desejamos muito ver-vos face a face, e suprir o que falta à vossa fé.” (1 Tessalonicenses 3:10).

 

A comunhão cristã não se limita à troca de mensagens ou palavras. Ela floresce no convívio, na partilha, na presença. “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”, nos ensina o Salmos 133:1.

 

João sabia que certas verdades do coração são mais bem transmitidas com o olhar, o abraço e a presença. E isso reflete o próprio caráter de Deus: o Pai não nos enviou uma carta, enviou o Verbo que se fez carne (João 1:14). Cristo é a Palavra viva que veio pessoalmente nos revelar o amor do Pai.

 

Assim também nós somos chamados a encarnar o amor, não apenas a falar dele. Há tempo de escrever, e há tempo de estar junto. Há tempo de enviar palavras, e há tempo de compartilhar vida.

 

Há pessoas que você precisa ver face a face, não apenas escrever? Há palavras guardadas que precisam ser ditas com afeto e presença? Há amizades espirituais que precisam ser cultivadas, não apenas lembradas? A comunhão é um dom que precisamos nutrir. Porque o evangelho é relacional. Deus nos chama para andar juntos na verdade e no amor, descrito em 3 João 1:4.

 

Oração: “Senhor, obrigado pelo dom da comunhão cristã. Ensina-nos a valorizar as relações, a presença e o tempo compartilhado com nossos irmãos e irmãs na fé. Que não nos limitemos às palavras escritas, mas que sejamos presença viva de amor, consolo e encorajamento. Assim como João ansiava pelo encontro, que também aprendamos a estar próximos, face a face, como família espiritual. Em nome de Jesus, o Verbo que se fez presença entre nós. Amém.”


Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa quinta-feira, sejamos tocados pelo Espírito Santo e sair da “tinta e pena”, ou da tela, e ir até alguém, que pode estar precisando pelo menos de um abraço. Pense nisso não só hoje, mas em todos os dias da nossa vida.


Pr. Gilberto Silva - Gurupi-TO