“Pois fiquei
sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade,
como tu andas na verdade.” – 3 João 1:3 - ARA
Poucas coisas
trazem tanta alegria a um servo de Deus quanto ver irmãos andando na verdade. João
expressa aqui a felicidade de um coração pastoral. Ele se alegra não apenas
pelas palavras de Gaio, mas porque sua vida reflete a verdade do evangelho.
A fé genuína não é teórica. Ela se manifesta no caráter, nas atitudes e no amor ao próximo. João fica emocionado porque os irmãos que visitaram Gaio deram bom testemunho dele. Sua conduta confirmava o que ele cria. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”, nos ensina Mateus 5:16.
Andar na verdade é
viver de modo coerente com o evangelho. Não é apenas conhecer a Palavra, mas
deixar que ela molde o coração e guie os passos. O testemunho de Gaio mostra
que a verdade de Cristo gera frutos visíveis, como hospitalidade, fidelidade e
amor prático. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas
já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)
Quando João ouve
dos irmãos o testemunho da vida de Gaio, ele se alegra “sobremodo”, uma
expressão de júbilo transbordante. Essa alegria é a mesma que Paulo expressa
quando escreve aos filipenses: “Assim, meus amados, ... permanecei firmes no
Senhor. Sois a minha alegria e coroa.” (Filipenses 4:1)
A vida de quem
anda na verdade encoraja os outros, inspira fé e glorifica a Deus. Cada crente
fiel é uma carta viva do evangelho, conhecida e lida por todos os homens (2
Coríntios 3:2).
Oração: “Senhor,
obrigado por nos chamar para andar na Tua verdade. Que a nossa vida seja um
reflexo do Teu amor, um testemunho vivo da Tua graça. Dá-nos coerência entre o
que cremos e o que vivemos, e que a nossa fé produza alegria e edificação nos
que nos cercam. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai.
Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa segunda-feira, a verdade de Cristo
habite ricamente em nós e que o nosso caminhar seja testemunho vido do evangelho,
hoje e em todos os dias da nossa vida.
Pr. Gilberto Silva
– Gurupi-TO
