Alegria na verdade vivida

 


Alegria na verdade vivida

 

Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.” – 3 João 1:3 - ARA

 

Poucas coisas trazem tanta alegria a um servo de Deus quanto ver irmãos andando na verdade. João expressa aqui a felicidade de um coração pastoral. Ele se alegra não apenas pelas palavras de Gaio, mas porque sua vida reflete a verdade do evangelho.

A fé genuína não é teórica. Ela se manifesta no caráter, nas atitudes e no amor ao próximo. João fica emocionado porque os irmãos que visitaram Gaio deram bom testemunho dele. Sua conduta confirmava o que ele cria. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”, nos ensina Mateus 5:16.

 

Andar na verdade é viver de modo coerente com o evangelho. Não é apenas conhecer a Palavra, mas deixar que ela molde o coração e guie os passos. O testemunho de Gaio mostra que a verdade de Cristo gera frutos visíveis, como hospitalidade, fidelidade e amor prático. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:17)

 

Quando João ouve dos irmãos o testemunho da vida de Gaio, ele se alegra “sobremodo”, uma expressão de júbilo transbordante. Essa alegria é a mesma que Paulo expressa quando escreve aos filipenses: “Assim, meus amados, ... permanecei firmes no Senhor. Sois a minha alegria e coroa.” (Filipenses 4:1)

 

A vida de quem anda na verdade encoraja os outros, inspira fé e glorifica a Deus. Cada crente fiel é uma carta viva do evangelho, conhecida e lida por todos os homens (2 Coríntios 3:2).

 

Oração: “Senhor, obrigado por nos chamar para andar na Tua verdade. Que a nossa vida seja um reflexo do Teu amor, um testemunho vivo da Tua graça. Dá-nos coerência entre o que cremos e o que vivemos, e que a nossa fé produza alegria e edificação nos que nos cercam. Em nome de Jesus, amém.”

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa segunda-feira, a verdade de Cristo habite ricamente em nós e que o nosso caminhar seja testemunho vido do evangelho, hoje e em todos os dias da nossa vida.

 

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO