“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo.” – Judas 1:1 - ARA
Judas poderia ter mencionado seu parentesco com Jesus, afinal, era seu meio-irmão. Mas não. Ele se apresenta como servo. No Reino de Deus, autoridade nasce da humildade, e grandeza surge do serviço. Judas ensina que o discípulo não se define por títulos, posições ou conquistas, mas por sua submissão ao Senhor Jesus.
Ser servo é viver debaixo da vontade de Cristo; à disposição do Reino; com o coração entregue à missão. No mundo moderno, onde todos querem ser vistos, Judas nos convida à discrição que glorifica a Cristo.
Judas escreve a três tipos de pessoas, que, na verdade, são uma só. Os salvos. Escreve aos chamados. Você não chegou a Cristo por acaso. Foi chamado. Houve um dia em que Deus falou ao seu coração, iluminou a sua mente e atraiu sua vida para Ele. O chamado é gracioso, soberano, amoroso e pessoal. Deus não chama por engano. Ele chama por propósito.
Judas escreve aos amados em Deus Pai. Antes de qualquer obra que você faça, antes de qualquer erro ou acerto, você é amado. Não é apenas uma afeição distante, é amor eterno (Jr 31:3). Não é apenas um sentimento divino, é uma decisão eterna que envolve cuidado, misericórdia e paternidade. Você não vive para ser amado. Você vive porque já é.
Judas escreve também aos guardados em Jesus Cristo. A jornada cristã não depende apenas da força humana. Somos guardados por Jesus, protegidos, sustentados, cercados pela fidelidade Dele. Cristo é o Pastor que vigia; a Rocha que sustenta; o Escudo que protege; o Amigo que permanece.
Observe a ordem. Chamados, amados, guardados. Não é uma tarefa, é uma identidade. Não é um fardo, é uma segurança. Não é uma cobrança, é uma declaração de cuidado divino. Em tempos de medo, ansiedade e instabilidade, Judas 1:1 nos lembra que nossa vida está firmada no chamado de Deus, no amor do Pai, na proteção de Cristo. Nada disso depende de circunstâncias. Depende da graça.
Oração: “Senhor meu Deus e Pai, obrigado porque um dia o Senhor me chamou pelo nome e me atraiu ao Teu coração. Obrigado porque, apesar das minhas falhas, sou amado com amor eterno. Guarda-me em Cristo, fortalece minha fé, sustenta meus passos e livra-me de tudo aquilo que tenta me afastar da Tua vontade. Que eu viva como servo, com humildade e devoção, honrando Aquele que me chamou, me amou e me guardou. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa segunda-feira, tenhamos a certeza de que estar “guardado em Jesus Cristo” é saber que o mesmo Deus que nos chamou é quem nos preserva até o fim.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
