O amor é o mesmo desde o começo

 


           O amor é o mesmo desde o começo

 

E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” – 2 João 1:5 - ARA

 

João, o apóstolo do amor, escreve com ternura e sabedoria. Ele não traz uma nova revelação, nem um ensinamento inédito. Ele apenas recorda o essencial: o amor.

Em tempos em que as pessoas buscavam novidades espirituais e doutrinas diferentes, João chama a igreja de volta ao que é fundamento do evangelho: “que nos amemos uns aos outros.” Esse mandamento “antigo” vem do próprio Jesus, quando disse: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei.”, em João 13:34.

 

Ou seja, o mandamento é o mesmo, mas a medida do amor mudou. Antes, amávamos o próximo “como a nós mesmos”; agora, Jesus nos chama a amar como Ele nos amou, de forma sacrificial, incondicional e constante.

 

João sabia que o amor não é apenas sentimento. É decisão, ação e obediência. Amar é servir, perdoar, compreender e estender graça, mesmo quando é difícil. Como está escrito em 1 João 3:18: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.”

 

O amor é o selo que autentica nossa fé. Sem ele, tudo o mais perde o sentido:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.”, nos alerta a Palavra em 1 Coríntios 13:1.

 

Por isso, João insiste nesse lembrete: não existe evangelho sem amor, nem comunhão verdadeira sem perdão. Amar uns aos outros é a prova de que Cristo habita em nós.

 

Oração: “Senhor, ensina-nos a amar como o Senhor ama, com paciência, humildade e verdade. Livra-nos do orgulho e da indiferença, e renova em nós o coração compassivo que vê o outro com os Teus olhos. Que o Teu amor transborde em nossas palavras, atitudes e relacionamentos. Em nome de Jesus, amém.”

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nessa quarta-feira, a graça de Cristo nos transforme e o Espirito Santo nos ensine a amar de verdade, com o mandamento antigo sempre  vivo e presente em nossos corações todos os dias.