A responsabilidade de não apoiar o mal

 


A responsabilidade de não apoiar o mal

 

Porque quem lhe dá alguma saudação participa das suas más obras.” - 2 João 1:11 - ARA

 

João conclui sua exortação com um alerta poderoso: não podemos compactuar com o mal. Não se trata apenas de ignorar o erro, mas de evitar qualquer forma de apoio, aprovação ou incentivo às ações que desviam da verdade de Cristo.

Receber falsos ensinamentos, aprová-los ou até mesmo encorajá-los equivale a compartilhar a responsabilidade pelas consequências espirituais que surgem dessas ações. Jesus nos ensinou em Mateus 6:24: “Não se pode servir a Deus e a Mamom.”

 

Da mesma forma, apoiar quem ensina falsamente é como servir a interesses contrários à verdade. João nos lembra que a fé exige vigilância, coragem e discernimento. A comunhão com Deus não é apenas questão de palavras, mas de atitudes: proteger a verdade é proteger a si mesmo e aos outros. Paulo reforça esse princípio quando escreve: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”, em 1 Coríntios 15:33.

 

A responsabilidade de um cristão não é só permanecer na fé, mas também zelar para que a Palavra de Deus não seja desprezada ou distorcida. Ao nos afastarmos do erro, mostramos amor verdadeiro por Deus, pelo próximo e pela comunidade de fé.

 

Devemos refletir e ver se há situações em que nós, por comodismo ou medo, temos dado algum tipo de aprovação ao que sabemos ser contrário à Palavra de Deus? O convite de João é à coragem e à fidelidade. O cristão prudente protege sua fé e orienta sua vida de acordo com Cristo, sem ceder à pressão ou ao engano.

 

Oração: “Senhor, dá-me discernimento e coragem para não compactuar com o erro. Ensina-me a não aprovar, encorajar ou apoiar o que é contrário à Tua Palavra. Que minha vida seja um testemunho de fidelidade, e que meus atos e palavras sempre reflitam a Tua verdade. Guarda-me, Senhor, das más influências e fortalece meu coração para permanecer firme em Ti, sabendo que quem caminha com justiça participa da Tua obra e da Tua glória. Em nome de Jesus, Amém.”

 

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa terça-feira tenhamos total e pleno conhecimento da Palavra de Deus em nossas vidas e que não aceitemos nada que não vem de Ti.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO