Amor a Deus e ao próximo

 


                    Amor a Deus e ao próximo

"E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." - 1 João 4:21 - ARA

Este versículo encerra um raciocínio essencial sobre o amor cristão. Que o amor a Deus não é isolado. Ele se manifesta necessariamente no amor ao próximo. Amar a Deus é abraçar Sua vontade e obedecer aos Seus mandamentos, e o maior de todos os mandamentos, conforme Jesus ensinou, é amar.

Mateus 22:37-39 diz: “Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento’. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” O amor a Deus e ao próximo estão intimamente ligados: um não existe de forma plena sem o outro.

Amar ao próximo não significa apenas gostar dele, mas agir com bondade, paciência, perdão e generosidade. 1 João 3:18 reforça: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por ação e em verdade.” O amor verdadeiro se traduz em atitudes concretas que edificam, ajudam e abençoam a vida do outro.

Quando amamos o próximo, estamos refletindo o caráter de Deus e demonstrando que compreendemos e vivemos o Seu amor. Romanos 13:10 lembra: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o amor é o cumprimento da lei.” Amar é cumprir a vontade de Deus, expressando a fé em ação.

Vale a pena refletir em que áreas da nossa vida, podemos demonstrar mais amor pelo próximo? Que pratiquemos pequenos atos de bondade diariamente, especialmente com aqueles com quem você tem dificuldade.

Oração: “Senhor Deus, ensina-me a amar a Ti com todo o meu coração e a demonstrar esse amor em cada relação que tenho. Ajuda-me a amar meu próximo de verdade, com atitudes, palavras e gestos que reflitam o Teu amor. Que minha vida seja um reflexo do Teu amor perfeito, e que através de mim outros possam conhecer a Tua graça. Em nome de Jesus, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nesse sábado lembre-nos sempre que amar é obedecer a Deus. E que cada gesto de amor é uma expressão do amor divino que recebemos primeiro.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO