"Nós sabemos que
já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama
permanece na morte." - 1 João 3:14 - ARA
Amar não é apenas um sentimento
bonito. É uma evidência espiritual. João é claro ao afirmar que o amor pelos
irmãos é a prova de que fomos tirados da morte espiritual e colocados na vida
de Deus. Isso não é opcional para o cristão. Jesus já havia afirmado: "Nisto
conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros"
em João 13:35.
Esse amor não depende da
simpatia ou da afinidade. Ele é fruto do novo nascimento, como Paulo explica em
Romanos 5:5: "O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito
Santo". É esse amor que nos faz suportar, perdoar e estender a mão,
mesmo quando o outro não merece. Afinal, Deus fez exatamente isso conosco,
revela Romanos 5:8.
Por outro lado, quem não
ama “permanece na morte”. Isso significa viver separado de Deus, mesmo estando
fisicamente vivo. É como se o coração estivesse desligado da fonte de vida.
João reforça em outro ponto: "Quem não ama não conhece a Deus, porque
Deus é amor", em 1 João 4:8.
Amar, então, é mais do
que um dever. É uma marca de identidade. Quando amamos, damos evidências de que
Cristo vive em nós. Quando negamos o amor, negamos também a obra Dele em nossa
vida.
Oração: “Senhor,
obrigado por me tirar da morte e me dar a vida em Cristo. Derrama mais do Teu
amor no meu coração, para que eu ame de forma prática, perseverante e sincera.
Que o meu amor seja prova viva de que pertenço a Ti. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor.
Que nossa quarta-feira seja de total entrega ao Senhor, sem negação e com toda
a certeza do amor incondicional de Cristo por nós.
Pr. Gilberto Silva –
Gurupi-TO
