A presença do Espírito é a prova da filiação
“E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” – 1 João 3:24 – ARA
Esse versículo nos lembra de algo muito especial, de que a verdadeira vida cristã não é só uma questão de dizer que cremos em Deus, mas de permanecer Nele. E permanecer em Deus significa viver em obediência aos seus mandamentos, que se resumem no amor a Ele e ao próximo.
Jesus mesmo disse em João 14:21: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” Ou seja, nossa obediência não é pesada nem legalista, mas uma resposta de amor. Quanto mais buscamos obedecer, mais experimentamos a presença de Deus em nós.
E a maior certeza que temos de que Ele realmente habita em nós é a presença do Espírito Santo. Paulo escreveu: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16 – ARA).
Essa é a marca que nos distingue. O Espírito de Deus dentro de nós, gerando amor, fé, paz, esperança e frutos que agradam ao Pai. Ele é a voz que nos corrige, o consolo quando estamos abatidos e a força para continuarmos firmes.
Portanto, viver em Cristo é mais do que frequentar um culto ou ter um título religioso. É andar no Espírito diariamente, deixando que Ele nos conduza em cada escolha, em cada palavra, em cada atitude, conforme nos afirma Gálatas 5:16:“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”
Oração: “Pai amado, quero permanecer em Ti de todo o coração. Dá-me sensibilidade para ouvir a voz do Teu Espírito e forças para viver em obediência. Que minha vida seja reflexo da Tua presença, e que as pessoas ao meu redor vejam Cristo em mim. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nosso sábado seja de decisão para obedecer à voz do Espírito em pequenas atitudes. Seja no falar, no agir ou no perdoar. A obediência abre espaço para uma comunhão mais profunda com Deus.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO