O sacrifício que nos reconcilia com Deus

 


      O sacrifício que nos reconcilia com Deus

"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." – 1 João 2:2 - ARA

João nos conduz aqui a uma verdade profunda e consoladora, Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados. A palavra “propiciação” carrega o sentido de sacrifício que apazigua a ira divina e restaura a comunhão com Deus. Em outras palavras, Jesus tomou o nosso lugar, sofreu a penalidade que nos era devida, e, com isso, abriu um novo e vivo caminho até o Pai.

O profeta Isaías já havia anunciado esse sacrifício expiatório: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" - Isaías 53:5.

Cristo levou a culpa que era nossa, sofreu a dor que era nossa, e nos ofereceu, em troca, paz, cura e reconciliação. Essa obra não se limita a um grupo exclusivo, como João faz questão de frisar: "não somente pelos nossos próprios [pecados], mas ainda pelos do mundo inteiro".

Esse é o mesmo amor proclamado em João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." A morte de Cristo é suficiente para todos, embora eficaz apenas na vida dos que creem.

Paulo reforça essa verdade em Romanos 3:25, dizendo: "A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça..." A justiça de Deus se manifesta por meio da fé no sangue de Cristo, que pagou o preço da nossa salvação.

E em Hebreus 2:17 lemos: "Convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo." Jesus não apenas se fez homem. Ele se fez sacerdote e oferta, aproximando-nos do Pai por meio do seu sacrifício único e perfeito.

Você tem vivido à luz dessa reconciliação operada por Cristo?

Tem compreendido que nenhuma culpa é maior que a graça derramada no Calvário?

E mais. Você tem partilhado essa mensagem com outros, sabendo que o sacrifício de Cristo é para o mundo inteiro?

Oração Final: “Senhor Jesus, eu Te louvo por seres a propiciação pelos meus pecados. Reconheço que nada em mim poderia merecer o Teu amor, mas Tu, com infinita misericórdia, Te entregaste por mim. Que eu jamais perca de vista o valor do Teu sacrifício. Ensina-me a viver com gratidão e a anunciar a todos que o Teu sangue tem poder para perdoar e salvar. Em Teu nome, amém.”

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa quinta-feira seja de pleno conhecimento de que Jesus não apenas morreu por nós. Ele se ofereceu como sacrifício voluntário, tomando sobre si a penalidade que nós merecíamos. E que isso nos dá acesso a um Deus que é justo, mas também misericordioso. E o mais tocante é que essa oferta não é limitada. Ela está disponível para todos, em todos os lugares, a qualquer momento.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO