Quando
os guardas tremem
“No dia em que
tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os
moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas.”
– Eclesiastes 12:3 - Ara
Este versículo continua a
descrição poética e simbólica do envelhecimento. Salomão usa metáforas
corporais para representar o desgaste inevitável da vida: “Guardas da casa”,
são os braços e mãos, que começam a tremer e perder firmeza. “Homens fortes”,
referem-se às pernas, que se curvam, já sem a resistência da juventude. “Moedores”,
são os dentes, que cessam sua função por já serem poucos. “Os que olham
pelas janelas”, são os olhos, cuja visão começa a escurecer, a falhar.
Salomão nos convida a
olhar para a realidade inegável da finitude humana. O corpo, por mais forte e
saudável que seja, não permanecerá intacto para sempre. Tudo o que é físico se
deteriora com o tempo. A grande lição aqui é para que você prepare o espírito
enquanto o corpo ainda responde.
A Bíblia nos apresenta vários
versículos concordantes com essa lição que estamos aprendendo hoje. Em 2
Coríntios 4:16: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o
nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia
em dia.” A decadência física é real, mas a renovação espiritual é constante
para os que andam com Deus. Já vimos também que o alerta vem de Eclesiastes
3:20: “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.”
Isso nos lembra da nossa origem e destino terreno, e da importância de uma vida
conectada ao eterno. Também temos um clamor sincero de quem entende a fragilidade
da velhice, mas confia no amparo divino. “Não me rejeites na velhice; quando me
faltarem as forças, não me desampares.” – Salmo 79:9
Valorize cada fase da
vida. Jovens, usem sua força para servir. Idosos, usem sua sabedoria para
edificar. Cuide do corpo, mas invista mais na alma. O que permanece é o que
está dentro, que é a fé, o caráter, a comunhão com Deus. Seja grato por cada
função do corpo hoje. Dê graças por poder andar, enxergar, mastigar, abraçar,
pois tudo isso é dom de Deus.
Oração: “Senhor da
vida, reconheço que meu corpo é temporário e frágil, e que cada dia vivido é um
presente Teu. Ensina-me a ser grato pelas funções que hoje ainda operam, e a
não desprezar a oportunidade de buscar-Te enquanto posso. Sustenta-me quando
minhas mãos tremerem, minhas pernas enfraquecerem, e meus olhos se turvarem.
Que meu espírito permaneça firme em Ti, mesmo quando o corpo ceder. Fortalece-me,
Senhor, na esperança da eternidade. Em nome de Jesus, amém.”
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa segunda-feira seja de
total confiança no Senhor e que quando os braços falharem e os olhos se escurecerem,
que a alma permaneça firme, olhando para o alto.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
