Assembleia Febtur aprova encontros em 2026, prestação de contas e novas iniciativas
Por Gilberto Silva
Foto: Eduardo Santana
A Assembleia Geral da
Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur),
realizada durante o Congresso Nacional da entidade, foi presidida pelo diretor
administrativo nacional, jornalista Gilberto Silva, após abertura do presidente
nacional, Gorgônio Loureiro, no auditório da Federação do Comércio de Belém,
com aprovação de importantes encaminhamentos para o biênio 2025-2026.
Entre os assuntos
tratados e aprovados, destacou-se a prestação de contas da entidade referente aos
meses de março e abril de 2025, além da aprovação de dois eventos
institucionais para 2026, com inscrições formais apresentadas por dois
associados.
O jornalista Antônio
Coca, associado da Febtur Tocantins e natural do Mato Grosso do Sul, propôs a
realização do II Encontro Nacional da Febtur na região da Serra da Bodoquena,
tendo como sede principal a cidade de Bonito (MS). A proposta sugere que o
evento ocorra em maio de 2026.
Já o jornalista Jacobo
Malowany, do Uruguai, apresentou a proposta para sediar o I Encontro
Íbero-Americano de Comunicadores de Turismo na cidade ou distrito de Canelones,
no Uruguai, também em 2026, mas para ser realizado em outubro ou novembro.
Ambas as propostas foram encaminhadas e aprovadas, com a recomendação de
definição das datas o mais breve possível para facilitar o planejamento, ficando
definida na Assembleia como data final para o cumprimento dos encargos dos encontros,
a data de 31 de agosto deste ano.
Outro ponto relevante da
Assembleia foi a aprovação da criação do Conselho de Editoração da Febtur, que
será responsável pela organização e publicação dos materiais produzidos pela
entidade, com produção, edição e revisão de todo material. Durante o Congresso, foi apresentado o Manual
de Redação de Turismo da Febtur, produzido pelo diretor de comunicação da
Febtur nacional e presidente da Febtur Tocantins, Marco Aurélio Jacob, que
estará disponível aos associados e interessados dentro de 30 dias.
Também foi apresentado o
projeto "Integre-se", elaborado pela jornalista Cassandra Theodoro,
da Febtur de Sergipe, com foco na capacitação dos associados, especialmente no
uso de ferramentas de comunicação digital.
Durante a Assembleia,
também foram entregues 45 carteirinhas nacionais aos associados adimplentes com
as regionais. Os demais associados adimplentes deverão enviar os dados solicitados
pela diretoria administrativa que serão confeccionadas e enviadas no decorrer
do segundo semestre.
O Congresso Nacional da
Febtur conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e
Equatorial Energia, além do apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das
secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, das Prefeituras de Belém, Augusto
Corrêa e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sudam, Hotel Beira Rio, Casa de
Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba,
Monotour Turismo, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio
Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais.