"A minha alma ainda
busca, mas não achei: entre mil homens achei um como esperava; mas entre todas
essas mulheres não achei nenhuma." - Eclesiastes 7:28 – ARA
Este versículo reflete a
frustração de Salomão em sua busca por pessoas verdadeiramente justas e sábias.
Ele faz uma observação difícil sobre a raridade da retidão moral entre os seres
humanos. Sua declaração não deve ser interpretada como um menosprezo às
mulheres, mas sim como um reconhecimento da corrupção generalizada da
humanidade, independentemente do gênero.
Ao longo de sua vida, Salomão observou muitas pessoas e percebeu que a verdadeira sabedoria e justiça são extremamente raras. Esse pensamento está alinhado com Romanos 3:10-12, onde Paulo declara: "Não há justo, nem um sequer. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."
Isso nos lembra que a natureza
humana é falha e que, por nossos próprios méritos, nunca seremos plenamente
justos. No entanto, há uma esperança, a justiça perfeita é encontrada em
Cristo.
Em 2 Coríntios 5:21, lemos:
"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que,
nele, fôssemos feitos justiça de Deus." Jesus é o único
verdadeiramente justo. Somente por meio Dele podemos ser transformados e
capacitados a viver de maneira agradável a Deus.
Reconheça sua necessidade de
Cristo. Não podemos alcançar a justiça por nossos próprios esforços, mas
podemos ser justificados pela fé em Jesus. Busque viver com integridade. Embora
ninguém seja perfeito, devemos nos esforçar para viver de maneira sábia e reta
diante de Deus. Valorize os relacionamentos piedosos. Procure andar com pessoas
que buscam a Deus e incentivam uma vida de retidão.
Oração: "Senhor,
reconheço que, por mim mesmo, nunca serei plenamente justo. Ajuda-me a buscar a
Tua sabedoria e a viver segundo os Teus caminhos. Molda meu coração para que eu
reflita o caráter de Cristo em minha vida. Em nome de Jesus, amém."
Na Graça do Pai. Bom dia.
Shalom. A Paz do Senhor. Que nossa terça-feira seja de reflexão sobre como
agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
