"Há grave mal que vi debaixo
do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano." - Eclesiastes
5:13 - ARA
Salomão observa uma triste
realidade. A obsessão por acumular riquezas, sem propósito ou generosidade,
acaba trazendo prejuízo ao próprio dono. Esse "grave mal" não está
apenas no risco de perda material, mas nos danos espirituais e emocionais que
essa busca egoísta provoca, como isolamento, ansiedade, ganância e até
corrupção de valores.
A riqueza em si não é o problema, mas sim a forma como é tratada. Quando os bens são guardados apenas para benefício próprio, sem consideração pelo próximo ou sem gratidão a Deus, tornam-se um fardo em vez de uma bênção. Muitas vezes, a segurança que o dinheiro promete é ilusória, levando à decepção.
Temos sabedoria está em
reconhecer que tudo o que possuímos vem de Deus e deve ser administrado com
responsabilidade, generosidade e humildade?
O uso correto das riquezas traz
paz e benefícios tanto para quem possui quanto para os que são abençoados por
essa generosidade. Timóteo nos adverte "Porque o amor ao dinheiro é raiz
de todos os males." - 1 Timóteo 6:10. Devemos examinar nossos corações,
avaliando se há apego excessivo às posses materiais. Deus ocupa o primeiro
lugar em sua vida, ou as riquezas têm tomado esse espaço?
Já em Timóteo 6:17 o texto sagrado
é imperativo "Ordena aos que são ricos no presente século que não sejam
orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade das riquezas." E
ainda em Atos 20:35 que reforça: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que
receber." Devemos compartilhar o que Deus nos deu com aqueles que
precisam, sabendo que a generosidade traz alegria e honra a Deus. Ao usar
nossos recursos para glorificar a Deus, apoiamos o próximo e investimos em valores
eternos, reconhecendo que a verdadeira segurança não está no dinheiro, mas na
fidelidade de Deus.
Oração: Senhor, livra-me do
egoísmo e do apego às riquezas. Ajuda-me a administrar com sabedoria e
generosidade tudo o que tens colocado em minhas mãos. Ensina-me a confiar não
no que possuo, mas em Ti, que és o meu verdadeiro provedor. Que minha vida
reflita Tua graça através de um coração generoso e desprendido. Em nome de
Jesus, amém.
Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom.
A Paz do Senhor – Que nessa quinta-feira e em todos os dias, vivamos pela
fidelidade de Deus em nossas vidas.
Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO
