O perigo da riqueza mal usada

 


O perigo da riqueza mal usada

"Há grave mal que vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano." - Eclesiastes 5:13 - ARA

Salomão observa uma triste realidade. A obsessão por acumular riquezas, sem propósito ou generosidade, acaba trazendo prejuízo ao próprio dono. Esse "grave mal" não está apenas no risco de perda material, mas nos danos espirituais e emocionais que essa busca egoísta provoca, como isolamento, ansiedade, ganância e até corrupção de valores.

A riqueza em si não é o problema, mas sim a forma como é tratada. Quando os bens são guardados apenas para benefício próprio, sem consideração pelo próximo ou sem gratidão a Deus, tornam-se um fardo em vez de uma bênção. Muitas vezes, a segurança que o dinheiro promete é ilusória, levando à decepção.

Temos sabedoria está em reconhecer que tudo o que possuímos vem de Deus e deve ser administrado com responsabilidade, generosidade e humildade?

O uso correto das riquezas traz paz e benefícios tanto para quem possui quanto para os que são abençoados por essa generosidade. Timóteo nos adverte "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males." - 1 Timóteo 6:10. Devemos examinar nossos corações, avaliando se há apego excessivo às posses materiais. Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida, ou as riquezas têm tomado esse espaço?

Já em Timóteo 6:17 o texto sagrado é imperativo "Ordena aos que são ricos no presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade das riquezas." E ainda em Atos 20:35 que reforça: "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." Devemos compartilhar o que Deus nos deu com aqueles que precisam, sabendo que a generosidade traz alegria e honra a Deus. Ao usar nossos recursos para glorificar a Deus, apoiamos o próximo e investimos em valores eternos, reconhecendo que a verdadeira segurança não está no dinheiro, mas na fidelidade de Deus.

Oração: Senhor, livra-me do egoísmo e do apego às riquezas. Ajuda-me a administrar com sabedoria e generosidade tudo o que tens colocado em minhas mãos. Ensina-me a confiar não no que possuo, mas em Ti, que és o meu verdadeiro provedor. Que minha vida reflita Tua graça através de um coração generoso e desprendido. Em nome de Jesus, amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor – Que nessa quinta-feira e em todos os dias, vivamos pela fidelidade de Deus em nossas vidas.

Pr. Gilberto Silva – Gurupi-TO