Tempo de calar e tempo de falar

 


Tempo de calar e tempo de falar

"Tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de estar calado e tempo de falar." – Eclesiastes 3:7

O texto nos convida a refletir sobre a importância do equilíbrio entre o silêncio e a palavra. Há momentos em que o silêncio é mais poderoso que qualquer palavra, e outros em que falar é necessário e correto. Essa sabedoria de discernir o tempo certo é um dom que vem de Deus.

O "tempo de rasgar" pode ser visto como períodos de luto, tristeza ou momentos em que precisamos romper com algo. Rasgar é um ato de expressar dor ou fazer uma separação necessária. Mas o "tempo de coser" vem depois, quando há restauração, cura e reconciliação. Deus nos ajuda a remendar as feridas e a reconstruir o que foi quebrado, sempre no Seu tempo perfeito.

Da mesma forma, há "tempo de estar calado". O silêncio pode ser uma resposta poderosa. Ele permite reflexão, sabedoria e, muitas vezes, paz. No silêncio, ouvimos a voz de Deus de maneira mais clara, entendemos melhor nossas emoções e evitamos palavras precipitadas que podem ferir ou causar mal-entendidos.

Contudo, também há um "tempo de falar". Há momentos em que somos chamados a levantar a voz para defender a verdade, encorajar o próximo ou compartilhar o evangelho. Falar no tempo certo pode trazer cura, orientação e consolo a quem precisa. As palavras têm poder, e quando guiadas pelo Espírito Santo, podem transformar vidas.

Muitas vezes, precisamos ser sensíveis à voz de Deus para não falarmos por impulso nem nos calarmos quando devemos nos posicionar. Se você está num período de silêncio, aproveite para ouvir mais a Deus e permitir que Ele trabalhe em seu coração. Se for tempo de falar, fale com coragem e graça, sabendo que Deus guiará suas palavras.

Oração: Senhor, dá-me sabedoria para entender o  tempo certo de falar e de me  calar. Que eu possa usar as palavras para edificar e trazer vida, e que, no silêncio, eu encontre a Tua paz e direção. Ajuda-me a agir conforme a Tua vontade em cada momento. Amém.

Na Graça do Pai. Bom dia. Shalom. A Paz do Senhor - Que nessa terça-feira, peçamos a Deus sabedoria para discernir quando é o tempo de ficar em silêncio e quando é o tempo de falar.

Gilberto Silva – Gurupi-TO